quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Grande participação popular marcou desfile de 7 de setembro em Ilhéus







Cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes no desfile cívico militar em comemoração aos 194 anos da independência do Brasil, em Ilhéus, realizado na avenida Soares Lopes. A parada foi marcada pela grande participação popular, inclusive com a presença de diversas delegações do campo. Este ano, participaram do evento mais de 40 instituições militares e civis, incluindo, escolas públicas e privadas.

Antes do início do desfile, o tenente coronel Luiz Claudio Xavier Serra, comandante da 18ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) de Ilhéus, procedeu a Revista da Tropa, das corporações militares da Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que estavam posicionadas em frente ao Cine Santa Clara.
No palanque central da cerimônia, montado pela Prefeitura Municipal, na Praça Castro Alves, estavam presentes diversas autoridades. Na ocasião o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), representou o prefeito Jabes Ribeiro. Prestigiaram o evento, secretários municipais, além de autoridades militares, como o Tenente-Coronel PM Idilceu Bastos, subcomandante da Regional Sul; Tenente-Coronel BM Danilo dos Santos Lemos, comandante do 5º GBM; Capitão de Corveta Luiz Carlos Mendes Juvenal, delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus; Comandantes da 68ª, 69ª e 70ª CPMI, Capitão PM Robson Farias, Major PM Joeudo Pinheiro e Major PM Rivas Queiroz de Souza Junior.
O vice-prefeito, Cacá, fez um agradecimento especial a todos aqueles que realizaram a organização do desfile.  “A cada ano que passa nosso desfile está cada vez melhor. Isto prova que estamos realizando um trabalho bem feito. Gostaria de parabenizar toda a Prefeitura, todas as Secretarias, pela organização do desfile. Também ao Exército, a Marinha, a Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, a nossa Guarda Municipal. Enfim a todos aqueles que fizeram deste ato, um grande evento”, destacou.

Cacá também elogiou a participação popular durante a cerimônia. “Hoje pudemos observar crianças, jovens, adultos e melhor idade. Todos envolvidos. Foi muito bonito ver todos em harmonia, também em organização e ambiente familiar. Ilhéus é uma cidade acolhedora, tivemos muita emoção e organização nesse grande desfile. Estão todos de parabéns. É isso que Ilhéus precisa. Temos que demonstrar o carinho e o amor que temos pela nossa terra”, concluiu.

Ordem do desfile - Inicialmente desfilou o Grupamento Militar, com a ordem sequencial: Viatura Comandante de tropa - Ex-combatentes; Marinha do Brasil; Viatura Marinha / barco; 18º Circunscrição do Serviço Militar - Exército, Banda do 2º BPM, Colégio da Polícia Militar (CPM), PROERD, 1° Pelotão Misto 68ª/69ª/70ª das Companhias Independentes de Polícia Militar, 2º Pelotão - Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto); Rondas Especiais (Rondesp); Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cacaueira; Grupamento Motorizado da Polícia Militar.

Posteriormente, seguiu o 5º Grupamento de Bombeiros Militar; Viatura de Bombeiros; Centro de Formação de Bombeiros Civis; Associação de Bombeiros Civis; Guarda Municipal; Grupamento Motorizado / Viatura da Guarda / Superintendência de Transporte e Transito (Sutran); e Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na sequência, o Grupamento das Entidades e Clubes de Serviços: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Associação de Apoio aos Portadores de Câncer; Movimento Desperta Débora; Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado; Lions Clube Centro; Lions Clube Pontal; Lions Clube Norte; Ordem Demolay; Conselho Tutelar de Ilhéus; Programas e Serviços Sociais – Secretária de Desenvolvimento Social; Associação Leandro Ferreira de Taekwondo; e Clube dos Desbravadores.

Depois, desfilou a Escola Adventista de Ilhéus e o Grupamento das Escolas Estaduais, com o Centro Estadual de Educação e Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP) e o Colégio Estadual Antônio Sá Pereira. Em seguida, o Grupamento das Escolas Municipais do Campo e da Sede: Escolas Nucleadas do Japu; Escolas Nucleadas de Castelo Novo, Banco Central, Santo Antônio, Sambaituba, Banco do Pedro, Aritaguá II, e Aritaguá I. 

O desfile cívico-militar encerrou com as apresentações das escolas Themístocles Andrade (EMTA), do Banco da Vitória, do Salobrinho, da Princesa Isabel, do Pontal, do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e o Grupamento da Secretaria Municipal de Educação / Grupamento Equipe Gestora Escolar.       

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...