quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Prefeito prestigia festejos de Iemanjá em Ilhéus


















Homenagens ocorreram em dois pontos de Ilhéus, a prainha da Maramata, na zona sul, e na Praia do Marciano, na orla norte
O prefeito Jabes Ribeiro, ao prestigiar a homenagem a Iemanjá, realizada nesta terça-feira, 2, nos bairros Nova Brasília e Malhado, em Ilhéus, disse que as festas populares, cada uma com suas características, como o carnaval, movimentam a cidade e mantêm a tradição. Iemanjá tem presença forte na religiosidade do povo baiano e do Brasil. “Destaco a busca da fé, o culto a rainha do mar, seus pescadores. A festa também se transformou num evento profano, onde as pessoas se divertem, por conta do samba e da música. E neste evento, com a presença de dezenas de pessoas demonstra que não podemos deixar esta tradição morrer”.
Jabes Ribeiro lembrou, que a secretaria municipal de Turismo, buscando parcerias, contribuiu para realizar a festa de Iemanjá, inclusive, resgatando a cultura ilheense. Além da primeira-dama, Adryana Ribeiro, o evento contou ainda com a presença do vice, Carlos Machado (Cacá), dos secretários Jamil Ocké (Desenvolvimento Social), Paulo Atto (Cultura), Antonio Vieira (Meio Ambiente e Urbanismo), Marlúcia Rocha (Educação) e Josenaldo Cerqueira (Esporte e Turismo), Frederico Andrade (presidente da Universidade Livre do Mar e Mata-Maramata), Isaac Vinhas, (superintendente de Trânsito e Transporte), e o vereador Luiz Carlos Santos (Escuta).
Em Ilhéus, a festa ocorreu também na Praia do Marciano, na zona norte. O filho de santo Almerindo Martins disse que Iemanjá simboliza a fé do povo brasileiro. Ela é também cultuada em eventos semelhantes religiosos e populares em Salvador, Rio de Janeiro e em Fortaleza. Em Ilhéus, sua força é bem marcante. Já a filha de santo Edna Maria Batista afirmou que o que ela pede com firmeza sente o resultado dado pela orixá.  
Na oportunidade, o secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, afirmou que a exemplo do carnaval antecipado de Ilhéus, as festas populares como a de Iemanjá também ajuda a incrementar a renda dos pequenos empreendedores. “Observamos que o espaço conta com inúmeras barracas de comerciantes dos bairros e Nova Brasília que passaram por cursos, com o apoio do Sebrae”. Um deles, José Domingos Amaro dos Santos já está cadastrado no Balcão do Empreendedor. Ele atua no segmento de comida e bebidas diversas.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...