terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Comissão aprova inclusão de regras sobre som em veículos em plano diretor de município

Postado Por Agencia da Câmara
Gustavo Lima
dep. Daniel Coelho
Daniel Coelho acredita que projeto ajuda a combater poluição sonora
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei2196/15, do deputado Goulart (PSD-SP), que obriga os municípios a incluírem em seus planos diretores regras sobre o uso de aparelhos sonoros em veículos de uso comercial (propaganda) e recreativo.
As regras deverão estabelecer limitações de horário e definir em quais locais públicos o uso desses aparelhos será permitido.
O objetivo, de acordo com Goulart, é evitar a poluição sonora perto de escolas, creches, asilos, hospitais e residências. O projeto altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), que estabelece diretrizes gerais da política urbana.
Relator na comissão, o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) afirmou que os objetivos do projeto reforçam a Resolução Conama 1/90, tornando obrigatória a regulamentação, pelos municípios dos locais e horários nos quais o uso de som automotivo será permitido.
“A medida certamente contribuirá para proteger a saúde da população dos efeitos nocivos da poluição sonora”, destaca o relator.
Rejeição
Coelho, entretanto, rejeitou o Projeto de Lei 2667/15, também de Goulart, que tramita apensando, por entender que as alterações por ele sugeridas já constam da legislação vigente.

Atualmente, a Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688/41) já tipifica a perturbação do trabalho ou do sossego alheio, punindo com prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa, a perturbação provocada pela produção de sons em níveis inadequados ou inoportunos, conforme normas legais ou regulamentares.
Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será ainda analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Mônica That

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...