ilheus 13
Rica em diversidade e em belezas naturais, a Bahia é um dos principais destinos para o turismo interno e internacional no verão. Muitas localidades e municípios baianos esgotaram as vagas em hotéis para o período do Réveillon, como Praia do Forte e Trancoso. A ocupação hoteleira em Morro de São Paulo atinge 93% e chega a 90% em Ilhéus. Já Porto Seguro e Salvador têm 95% dos leitos preenchidos. Na capital, a faixa litorânea liderou a procura por hospedagem, tendo Bahia/Ondina, Itapuã e Rio Vermelho como as principais opções.

O acesso é garantido pelo Terminal Náutico, que recebe seis mil pessoas semanalmente. A rodoviária e o aeroporto também são opções. Pelo terceiro ano seguido, nesta época do ano, há um aumento de 10% na movimentação no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, onde 900 mil passageiros devem desembarcar até o fim do verão.
ponta da tulha 1
A expectativa é excelente. Temos dois fatores que contribuem para a vinda dos turistas para a Bahia: a desvalorização do real e o investimento que foi feito na divulgação do estado. Isso ajudou a Bahia a voltar a ser um produto desejado e disputado. O benefício é geral”, afirmou o presidente da Associação da Indústria de Hotéis da Bahia, Glicério Lemos.

Mesmo com o clima, as belezas naturais e o povo hospitaleiro, a Bahia não figura entre os melhores destinos por acaso. O Governo do Estado tem se empenhado em garantir conforto e segurança. “O governo tem investido em infraestrutura turística. Temos um programa vitorioso, que é o de regionalização dos aeroportos; hoje temos dez no estado”, enfatiza o secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino.
“Além disso, estamos fazendo divulgação, qualificação empresarial e profissional, porque a qualidade do serviço é muito importante. A segurança pública também está sendo reforçada. Enfim, estamos garantindo tudo de melhor que a Bahia tem para que a diversão aconteça da melhor maneira possível e para que todos [os turistas] voltem sempre”, acrescenta Pelegrino.
Bom para todo mundo
O aumento da procura pela Bahia como destino turístico traz impacto positivo para diversos setores da economia local. Os visitantes são contemplados com uma infraestrutura preparada para atendê-los da melhor maneira. “É importante para nós, baianos, vermos a recuperação da Bahia como um produto que interessa às pessoas. É, sem dúvida, uma melhora acentuada. A Bahia é festa, aquele calor humano, é alegria. As pessoas sabem disso”, afirma o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) da Bahia, Jorge Pinto.
O estado deve receber cerca de cinco milhões de visitantes na estação mais quente do ano. A estimativa para o Verão 2015-2016 é 5% maior que o fluxo global registrado na temporada anterior. Muitos desses turistas já chegaram ao território baiano e têm aproveitado as praias e os restaurantes locais. A movimentação nas cidades reforça o comércio.