sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Programação do Carnaval Cultural da Zona Sul Circuito Hernani Sá


O bairro Hernani Sá será palco de mais um carnaval cultural da zona sul de Ilhéus. A folia momesca acontecerá no Eixo Principal do bairro de 14 a 17 de fevereiro, das 16 às 23 horas. Oito blocos estarão fazendo a alegria dos foliões.

Confira a programação:

Sábado (14)
  • 17:30hs – Bloco Levada do Jegue
  • 18:30hs – Bloco da Família
  • 20:30hs – Banda Flor do Caribe 

Domingo (15)
  • 16:00hs – Baile Infantil na sede da Associação
  • 17:00hs – ÀS Piriguetes
  • 18:00hs – Bloco 100 Xepa

Segunda (16)
  • 16:00hs – Bloco Feijão em Folia
  • 17:00hs – As Luluzetes
  • 18:00hs – Bloco Dinossauros
  • 19:30hs – Bloco Vida Saudável

Terça (17)
  • 18:00hs – Baile  30 anos de Axé na sede da Associação

O carnaval da zona sul conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, e do vereador Roque do Sesp.


Jorge Tinga
Relações Pública
AMBHLS

Postado por Urbis Noticias

MATRÍCULA DO COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Estudantes de colégio da rede estadual de ensino têm até o próximo dia 24 para se matricularem. Desde o último dia 3 está aberta a inscrição em qualquer escola estadual dos 417 municípios baianos, ou via internet, dos estudantes que já são da rede.

Também são contemplados alunos do município já conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) do órgão. Para se matricular pela internet, os estudantes devem acessar o Portal da Educação.

No ato da matrícula é preciso apresentar original do histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Quem optar pela internet deve apresentar os documentos na escola.
Postado por http://blogefecinco.blogspot.com
Fonte: Otabuleiro

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Em discurso no plenário, deputado Augusto Castro cobra manutenção da 7ª DIRES e visita do secretário de Saúde da Bahia à Itabuna.

Deputado estadual Augusto Castro (PSDB)
O deputado estadual Augusto Castro (PSDB), em seu pronunciamento na tarde desta segunda-feira, 09/02 na Assembleia Legislativa, cobrou ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a promessa de uma visita, assim que assumisse a Secretaria de Estado, ao município de Itabuna, a fim de resolver a grave crise de saúde que a cidade vive.
Segundo Augusto, o contato foi feito em dezembro, quando a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, responsável pelo Hospital São Lucas ameaçava paralisar os atendimentos do SUS. Vale lembrar que, o Estado possui um débito com o município de Itabuna que chega a quase 23 milhões, que até então não foi repassado em 2014.
Itabuna hoje é 2º maior polo de atendimentos na saúde, e a 7ª DIRES responsável por 22 cidades circunvizinhas, atendo a aproximadamente 600 mil pessoas.
“Esperamos contar com a sensibilidade do secretário Estadual de Saúde e vá a Itabuna, já que por duas vezes já esteve em Ilhéus, e veja como a saúde da cidade está um caos, a população de Itabuna e das 22 cidades atendidas precisam de uma solução urgente para saúde.” declarou o deputado Augusto Castro.
Ascom Deputado
Vanda Amorim

Blocos animam o Carnaval Cultural da zona sul de Ilhéus

 Blocos mantêm a tradição da festa de bairro no carnaval de Ilhéus - Foto Gidelzo Silva

As Piriguetes estarão homenageando a Piriguete que partiu esse ano, Edson, radialista e folião que tinha a admiração e carisma de todos do grupo. 
 As Piriguetes começam sua concentração a partir das 15:30 de domingo na praça dos caminhos 41/42 no Bar de Ado, Piriguete antiga do grupo - fotos-Tresilhasilheos
Desfile das Piriguetes na Avenida Silvio Silva verdadeiro arrastão de gente bonita - fotos Tresilhasilheos

Com o apoio da prefeitura, oito blocos vão tomar as ruas do bairro Hernani Sá a partir do dia 14.
 A folia em Ilhéus promete movimentar a região central da cidade, com o Carnaval Cultural, do dia 14 a 17, como também os bairros. A programação de blocos carnavalescos se estenderá pelos quatro cantos. Na comunidade do Hernani Sá, zona norte, a brincadeira já tem na programação o desfile de oito grupos, que contam com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, e do vereador Roque do Sesp.
No sábado, 14, sai do eixo principal do Hernani Sá, às 17h, o Bloco da Família, com atrações musicais para adultos e crianças. Mais tarde, por volta das 18h, é a vez do pessoal da Levada do Jegue tomar as ruas do bairro. A atração, tradicional na festa local, vai sair devidamente identificada com o já famoso abada.
Segundo Adilson Conceição, presidente da Associação de Moradores do Hernani Sá e um dos organizadores dos desfiles, a festa continuará no domingo, 15, com a passagem dos blocos “100 Xepa”, que começa às 17h30min. No mesmo dia, em outro ponto do bairro, sai as “Piriguetes”, a partir das 17h. Na segunda-feira, abre os trabalhos o pessoal do “Feijão e Folia, a partir das 16h. A festa continua com o “Dinossauros Folia”, que toma a avenida central do bairro às 17h. A festa será encerrada com o pessoal do bloco “Vida Saudável”, que sai às ruas a partir das 19h.
Apoio - De acordo com o vereador Roque do Sesp, o apoio da prefeitura foi fundamental para manter a tradição. Foram viabilizados o trio elétrico que acompanhará todos os blocos, banheiros químicos, além da segurança do carnaval, garantida por efetivo da Polícia Militar e por guardas de trânsito, que vão organizar o fluxo durante a passagem dos blocos.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Governador receberá ucranianos interessados em instalar fábrica de aviões em Ilhéus

Prefeito de Ilhéus Jabes, já havia se reunido com empresários ucranianos em janeiro - Foto divulgação

De acordo com o jornal A Tarde, grupo vem a Bahia assinar protocolo de intenções nos próximos dias.
 A primeira reunião entre representantes da fabricante de aviões ucraniana Antonov com o secretário de Planejamento da Bahia João Leão, e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ocorrida no dia 21 de janeiro em Salvador, terá desdobramentos nesta semana. O vice-presidente da empresa, Oleksander Kiva, terá um encontro com o governador Rui Costa, nos próximos dias, quando conversarão sobre o projeto de transferência das atividades da companhia para a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus, Sul do Estado.
A notícia sobre a proposta da Antonov teve repercussão nacional ao ganhar destaque como manchete principal do jornal A Tarde, na edição de domingo, dia 8. Segundo apurou o colunista Levi Vasconcelos, Kiva desembarca na capital baiana, na próxima semana, para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano. Na linha de frente das negociações estão, além do vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, o secretário estadual de Indústria e Comércio, James Correia, o presidente da ZPE/Ilhéus, Otávio Pimentel, e o prefeito Jabes Ribeiro.
A empresa pretende acabar com a produção na Ucrânia devido às tensões envolvendo disputas territoriais com a Rússia. Em Ilhéus, a Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares. Na Europa, hoje, produz também o avião de guerra Sukoy, um supersônico com capacidade para carregar oito mísseis. Ainda de acordo com o colunista, a preferência dos ucranianos por Ilhéus se explica pela existência de porto e aeroporto na cidade. A isso se soma a projeção de instalação de aeroporto internacional e do Porto Sul.
Antonov – Criada em 1946, presente em 76 países e com cerca de 12 mil trabalhadores direta a indiretamente ligados a ela, a Antonov já produziu mais de 20 mil aviões. A empresa fabricou o maior avião da história, o lendário Antonov An-225 Mriya.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Estádio Mário Pessoa é aprovado em jogo do Colo-Colo


 Estádio Mario Pessoa

 Entrevista do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá)

Secretário Estadual de Emprego e Esportes, Álvaro Gomes (PC do B)

Novas instalações e iluminação do estádio agradaram à torcida, atletas e imprensa que esteve presente neste domingo.
 O Estádio Municipal Mário Pessoa recebeu neste domingo, 8, o jogo de estréia do Colo-Colo em casa pela primeira divisão do Campeonato Baiano. O time enfrentou a Jacuipense e não saiu do zero a zero. Apesar do placar, a atuação do time de Ilhéus foi elogiada, assim com as condições do estádio. Segundo o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), que acompanhou o jogo ao lado do secretário estadual de Emprego e Esportes, Álvaro Gomes, as melhorias feitas no equipamento agradaram à torcida, jogadores e imprensa.
De acordo com o vice-prefeito, o estádio passou pelo teste definitivo e se confirmou como a casa do Tigre de Ilhéus na competição. “Apesar das oportunidades perdidas pelo Colo-Colo, não foi um resultado ruim. Também não podemos reclamar da estrutura”. O vice-prefeito destacou o esforço do Município para deixar o palco pronto a tempo.
Foram trocadas todas as peças do vestiário, colocado piso de borracha, revitalizada a pintura interna e externa. Além disso, o gramado passa por cuidados especiais desde o fim de 2014, com tratamentos à base de adubo e uréia, sem contar as novas instalações elétrica e hidráulica.
Além da estreia do Colo-Colo em casa, a expectativa era para o teste definitivo do novo sistema de iluminação, custeado pela Superintendência de Desportos da Bahia, vinculada à Secretaria de Trabalho, Renda e Esportes (Setre), e conseguido após solicitações do prefeito Jabes Ribeiro.
O titular da Setre, Álvaro Gomes, esteve no estádio. Segundo ele, “os refletores funcionaram perfeitamente, o que vai permitir mais jogos à noite e a transmissão das partidas pela TV, projetando o time e a cidade”. Assim como o secretário, atletas e outros profissionais elogiaram as instalações do Mário Pessoa.
Campeonato - Com esse segundo empate, o Colo-Colo tem dois pontos no Campeonato Baiano e ocupa a penúltima posição do Grupo 2. O time volta a campo no próximo dia 21, contra o Vitória, em Salvador.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Deputado destaca compromisso do governador Rui Costa com a segurança e o novo hospital regional de Ilhéus

Prefeito de Ilhéus acompanhado do Deputado Estadual Eduardo Salles - Imagem Secom Ilhéus
Ao estrear como parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Eduardo Salles afirma que será um vigilante pelos interesses de Ilhéus.
O deputado estadual Eduardo Salles (PP), ex-secretário de Agricultura da Bahia, destacou o compromisso assumido pelo governador Rui Costa com a segurança pública e, na área de saúde, com a obra do novo hospital regional Costa do Cacau, que será construído no bairro de Banco da Vitória, em Ilhéus. Durante mensagem lida hoje, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, Rui Costa afirmou que o novo hospital de Ilhéus terá sua construção iniciada ainda este ano. 
O parlamentar, que tomou posse na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, assistiu à mensagem do governador baiano ao lado do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que é secretário geral do Partido Progressista. Salles obteve o terceiro lugar na votação para deputado estadual no município de Ilhéus e coloca seu mandato inteiramente à disposição dos interesses da cidade.
“Acho que a prioridade do governador na área de segurança pública será importante para Ilhéus e toda a Bahia. Ele garantiu que vai convocar cerca de dois mil militares da reserva para atuarem no setor administrativo da polícia baiana, de forma que os que ocupam essas funções vão trabalhar nas ruas; vai instalar câmeras de monitoramento nas cidades do interior e bases do Grupamento Aéreo (Graer)”, avalia Eduardo Salles.
Outra prioridade citada pelo governador na Assembleia é com relação à obra de duplicação da BR-415, a rodovia Ilhéus-Itabuna, obra que utilizará recursos federais. Além disso, Rui Costa definiu que terá uma ação especial na área de educação, com a realização de concurso para professor e a criação de gratificação para diretores e vices das escolas estaduais, com base na avaliação por mérito. 
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Prefeitura de Ilhéus convoca aprovados para trabalhar no Projovem Urbano

Convocados devem se apresentar à Gerência de Recursos Humanos para apresentar documentos.
 A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação do Município, divulgou no diário oficial desta segunda-feira, 2, o resultado do edital 3/2014, que trata da contratação temporária de profissionais para atuar no programa Projovem Urbano. O contrato de trabalho será de 18 meses. A relação dos aprovados está disponível na imprensa oficial, no site http://www.ilheus.ba.gov.br/.
A seleção ocorreu por meio de análise de currículo e avaliação de títulos, para os cargos de educadores do ensino fundamental, assistente pedagógico, educadores de qualificação profissional na área de turismo e hospitalidade, e educadores de participação cidadã. Além de educadores para monitoramento do acolhimento às criançastradutor e intérprete de libras, merendeira, monitores para atendimento às aulas práticas de organizador de eventos, monitor de turismo local, garçom e recepcionista de hotéis.
Os candidatos aprovados devem se apresentar imediatamente à Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Administração de Ilhéus, localizada no anexo de secretarias, à Rua Santos Dumont, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Todos devem levar documentos de identificação, como RG, CPF, antecedentes criminais e carteira de trabalho.
Segundo a secretária de educação do município, Marlúcia Rocha, a apresentação imediata é necessária, já que as aulas do Projovem Urbano serão iniciadas no fim de fevereiro.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Prefeitura de Ilhéus quita salários de janeiro


A política de ajuste fiscal coordenada pelo prefeito Jabes Ribeiro tem mantido esforços para garantir o pagamento dos salários do funcionalismo municipal dentro do prazo legal.
 As secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Administração da Prefeitura de Ilhéus (Secad) realizam nesta terça-feira, 03, o pagamento dos salários de todo o funcionalismo municipal referente ao mês de janeiro, por determinação do prefeito Jabes Ribeiro. De acordo com o titular da Sefaz, Raimundo Souza Ferreira, o montante destinado aos vencimentos dos servidores é de R$ 10.487.882,27. Os valores estarão disponíveis nas contas dos trabalhadores já na madrugada desta quarta-feira, 04 de fevereiro.
O secretário da Fazenda explica que, deste total, quatro milhões de reais foram provenientes de recursos próprios do município e o restante originário de repasses setoriais, como da saúde, educação, assistência social e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Já o secretário de Administração, Ricardo Machado, atenta para o fato da queda da arrecadação municipal ocorrida neste mês de janeiro, principalmente no que refere ao ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias).
 Machado ressalta o esforço da gestão coordenada pelo prefeito Jabes Ribeiro. “Desde o início do nosso governo, o prefeito tem dedicado todos os momentos para recuperar a capacidade de investimento do município. Apesar de todas as dificuldades, que são claras e reais, o prefeito promove o ajuste fiscal e mantém, ao mesmo tempo, o compromisso com o pagamento em dia dos salários dos servidores”, destaca o secretário.
O titular municipal de Administração acrescenta que a orientação do prefeito é adotar as providências cabíveis para garantir o pagamento dos salários dentro do prazo legal, que se encerra sempre ao quinto dia útil de cada mês. Além disso – garante Machado -, o Município tem cumprido rigorosamente com os repasses trabalhistas, como o INSS e o FGTS.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Sexo seguro pode evitar DST’s, infertilidade e gravidez indesejada, alerta especialista



Sexo seguro pode evitar DST’s, infertilidade e gravidez indesejada, alerta especialista
É possível ter uma DST e não apresentar sintomas ? Toda ferida ou corrimento genital é uma DST ? A camisinha protege contra todas as DSTs ? As mulheres são mais suscetíveis às Doenças Sexualmente Transmissíveis ? Essas são algumas dúvidas frequentes em grande parte da população.
"Qualquer pessoa que tenha uma relação sexual sem proteção está exposta às DST's, que, por sua vez, podem acarretar complicações graves como a gravidez nas trompas, o aborto, a infertilidade e até mesmo o câncer genital devido à infecção pelo HPV", explica o ginecologista Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor do Centro de Medicina Reprodutiva - Cenafert. Segundo estimativa da OMS, o Brasil deve registrar cerca de 10 a 12 milhões de casos novos de DST por ano.
No verão, a maior exposição ao sexo casual sem proteção aumenta o risco das DST's. Sexo seguro é a melhor alternativa para se proteger das Doenças Sexualmente Transmissíveis e evitar uma gravidez indesejada. Nessa época do ano, o estímulo à sensualidade provocada pela música, as festas populares, a temperatura elevada e os efeitos do consumo de álcool favorecem o sexo casual. O descuido pode provocar eventuais consequências negativas como uma DST. É preciso ter sempre em mãos a melhor forma de proteção contra as DST's: a camisinha. Os preservativos também são uma maneira de evitar gravidez indesejada, pois representam um método anticoncepcional seguro, quando usados de forma adequada.
As DST's são infecções transmitidas através de relações sexuais e causadas por vírus, fungos, protozoários e bactérias. A gonorréia, a clamídia, a tricomoníase, a sífilis, o HPV (condiloma acuminado ou verruga genital), cancro mole, herpes genital, hepatite B e a Aids (infecção pelo vírus HIV) são as DST's mais comuns. O Papilomavirus Humano (HPV) é considerado uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns no mundo - uma em cada cinco mulheres é portadora do vírus. No Brasil, o Ministério da Saúde registra 137 mil novos casos por ano. O país é um dos líderes mundiais em incidência de HPV, principalmente entre mulheres na faixa etária entre 15 e 25 anos, mas a doença também acomete os homens.
As DST’s podem causar danos no aparelho reprodutor nos dois sexos e levar à infertilidade. Nas mulheres, por exemplo, podem provocar obstrução das trompas, impedindo a gravidez pelo processo natural. Nos homens, a gonorreia e a clamídia são capazes de causar obstrução dos canais por onde transitam os espermatozoides – os condutos deferentes. "A melhor forma para prevenir as DST's continua sendo o uso do preservativo em todas as relações sexuais", explica o ginecologista Joaquim Lopes. O médico destaca a importância do sexo seguro tanto para evitar a gravidez indesejada como para prevenir doenças, que podem levar, dentre outras consequências, à infertilidade. Dentre as complicações causadas pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis, também podem acontecer doenças neonatais, gravidez ectópica (gravidez nas trompas), câncer anogenital e até mesmo a morte. As DST's, principalmente as que causam feridas, também aumentam o risco de transmissão do vírus da Aids.
"Ao notar qualquer lesão na região genital ou sintomas, como feridas, bolhas, verrugas, inchaço, secreção, mal cheiro, ardência ou coceira, dor pélvica ou mesmo dor no ato sexual, é importante parar de ter relação sexual, procurar o médico e informar ao parceiro para que o faça também", orienta o médico. O tratamento deve ser realizado simultaneamente pelos parceiros. A maioria das DST's tem cura, mas um dos agravantes dessas doenças é que muitas vezes elas não se manifestam. A pessoa pode estar infectada e ser um portador assintomático, se tornando um transmissor da doença que poderá evoluir até causar danos maiores. O especialista lembra ainda sobre a necessidade de realizar exames preventivos anuais.
Postado no Radar Noticias

Casal italiano faz sexo no mar e fica com órgãos 'colados'

Um casal ficou em uma situação delicada após fazer sexo em uma praia no mar Adriático, na Itália. Os órgãos genitais do homem e da mulher ficaram presos por uma espécie de 'sucção', o que os impedia de se descolar um do outro. Eles transavam dentro do mar, na praia deserta de San Giorgio.

Sem poder sair de dentro da água, o casal foi ajudado por uma mulher, que levou uma toalha e chamou a ambulância. Helen Ward, especialista em saúde pela Imperial College, em Londres, que foi ouvida pelo jornal inglês The Mirror, disse que um acidente como este não é impossível, “nada é impossível, mas eu acho que soa muito improvável”.

O caso ganhou destaque na imprensa internacional e motivo de piada entre usuários de sites de redes sociais. O jornal alemão Bild, em tom de humor, deu dicas de como casais podem praticar sexo na água de forma segura.
Caso ganhou repercussão internacional. (Foto: Reprodução/Bild)
correio
Postado Por:  

Adolescente descobre falha de privacidade na versão web do WhatsApp

Na web, há problema de sincronização e com fotos 
(Foto: Reprodução)

Uma falha de privacidade na versão para web do WhatsApp foi descoberta por um adolescente de 17 anos. Com a falha, as fotos de perfil dos usuários podem ser vistas por qualquer pessoa, mesmo que esteja configurado para exibir apenas para os contatos estabelecidos, diz o pesquisador Indrajeet Bhuyan.

As configurações de privacidade feitas no aplicativo móvel não estão iguais na versão web, lançada em 21 de janeiro. A versão web está disponível somente para o navegador Google Chrome até o momento. Donos de iPhone também não podem utilizar a versão até agora.

Apesar da falha, não há indícios de que as mensagens dos usuários também estejam sujeitas ao erro, que seria somente nas imagens. O pesquisador descobrir que mesmo que as imagens estejam sem visibilidade muito boa na versão móvel, podem ser visualizadas sem problemas na web.
correio
Postado Por: 

ENQUANTO NÃO FOR REFORMADO, O CÓDIGO DE POSTURAS DE ILHÉUS (1974), ESTÁ EM PLENO VIGOR.

CODIGOPOSTURA

É salutar dar uma lida no seu inteiro teor, pois muitos artigos podem ser aplicados ainda, só dependem de uma fiscalização forte e atuante.

https://www.leismunicipais.com.br/codigo-de-posturas-ilheus-ba

Postado por O Sarrafo

ACIDENTE NA BR-415, SENTIDO ITABUNA

Por volta das 18h dessa segunda-feira, dia 2, um carro modelo Gol, cor branca, se envolveu num acidente na BR-415, no trecho que liga Ilhéus a Itabuna, próximo a Universidade Estadual de Santa Cruz. Por conta disso, um enorme engarrafamento se formou na estrada. 
Postado por o Tabuleiro.com

ESCOLAS QUE FINALIZARÃO ANO LETIVO 03/03/2015

1- IME

2- ESCOLA MUNICIPAL DO BANCO DA VITÓRIA
3- ESCOLA MUNICIPAL DA PRINCESA ISABEL
4- ESCOLA MUNICIPAL DO PONTAL
5- ESCOLA MUNICIPAL DO SALOBRINHO
6- ARITAGUA I
7- BANCO DO PEDRO
8- CASTELO NOVO (EXCETO LAGOA ENCANTADA)
9- INEMA
10- BANCO CENTRAL
11- PIMENTEIRA
12- SANTO ANTONIO (ANOS INICIAIS)
13- SAMBAITUBA ( ANOS FINAIS)
14- CAIC (EJA)
15- CRECHE D. EDUARDO
16- CENTRO COMUNITÁRIO DO BASILIO
17- CENTRO COMUNITÁRIO DO IGUAPE
18- MARIANE ECKS
19- PERPETUA MARQUES
20- GISELIA SOARES
21- NUCLEADA AREIA BRANCA
22- NUCLEADA DO JAPU
23- PASTOR SEVERINO
24- PROMOÇÃO A VIDA
25- SOLIDARIEDADE
26- D. BOSCO
27- EMÍLIA DE BRITO


 
OBSERVAÇÃO: AS ESCOLAS DO FUNDAMENTAL II ONDE HAJA DÉBITO DE AULA INDIVIDUAL DO PROFESSOR, DEVERÁ O PROFESSOR JUNTO A UNIDADE DE ENSINO PLANEJAR A REPOSIÇÃO DAS HORAS AULAS. SE AS AULAS A SEREM REPOSTAS FOREM DECORRENTES DE FALTAS JUSTIFICADAS DO PROFESSOR, O MESMO SOMENTE REPORÁ AS AULAS MEDIANTE PAGAMENTO DE HORA EXTRA.

Ilhéus receberá Centro Especializado em Hemodinâmica

Grupo de médicos busca apoio da Prefeitura para credenciamento junto ao SUS
 Na tarde da última sexta-feira, (30) de janeiro, um grupo de médicos da região do Sul da Bahia, reuniram-se com o Prefeito Jabes Ribeiro e o Secretário de Saúde, Antônio Ocké, no gabinete da Prefeitura Municipal de Ilhéus, no Palácio Paranaguá, para discutir a implantação do Centro Especializado em Hemodinâmica no município Ilheense, que será instalado no Hospital São José, na Santa Casa da Misericórdia.
Durante a reunião, os médicos especialistas em hemodinâmica, cardiologia clínica e cirúrgica, mostrou ao Prefeito e ao Secretário de Saúde da cidade, o andamento da construção do Centro Especializado para a região, “As obras estão sendo realizadas num ritmo intenso, o pavilhão está quase pronto e o aparelho que realiza os exames de angiografia digital e intervenções cirúrgicas já se encontra no Hospital. A previsão é que no mês de março o serviço já esteja disponível para atender toda a população de Ilhéus e cidades circunvizinhas”, relatou o Hemodinamicista, Dr. Gyovany Mendes.
O Hemodinamicista, ainda destacou a necessidade da implantação do Centro Especializado em Hemodinâmica para a cidade, “Ilhéus possui mais de 180 mil habitantes fixos, e uma população flutuante, relacionada ao comércio e ao turismo, conferindo a cidade uma realidade de demanda de serviços médicos especializados cada vez maiores, para abordagens de tratamentos eletivos bem como situações de urgência e emergência; como o Infarto agudo do miocárdio onde quanto mais rápido o atendimento, melhor o resultado para mortalidade e recuperação das sequelas cardíacas que podem acontecer”.  E exemplificou a real situação do município ilheense, “Hoje o paciente tem que ser encaminhado para outras cidades, tornando lento o acesso ao tratamento. Ilhéus como uma grande e importante cidade da Bahia, merece ter aqui um serviço capaz de resolver inúmeras doenças do sistema cardiovascular, com eficiência e rapidez, estando disponível  24 horas por dia, durante todos os dias da semana." Conclui.
O grupo de médicos aproveitou a oportunidade e solicitou apoio do Prefeito Jabes Ribeiro e do Secretário de Saúde Antônio Ocké, para conseguir a Adesão do Credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde, (SUS), através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, “Nosso objetivo é que toda a população ilheense seja beneficiada com os serviços de Hemodinâmica. A Santa Casa quer atender todos os pacientes que necessitem de atendimentos cardiológicos e vasculares, inclusive a população que utiliza o SUS”, declarou o Diretor do Hospital São José, Dr. Eusínio Lavigne.
O Prefeito Jabes Ribeiro, declarou total apoio a iniciativa da implantação do Centro Especializado em Hemodinâmica no município e garantiu ajudar o grupo no Credenciamento junto ao SUS, marcando uma audiência nos próximos dias com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, “Vou trabalhar com o Secretário de Saúde do município para fortalecer o Centro em Hemodinâmica. A Saúde de Ilhéus tem um longo caminho a percorrer e buscar esse crescimento dentro da iniciativa privada em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado é um ganho para a cidade e especialmente para a sociedade”.  Antônio Ocké, Secretário de Saúde do Município diz que “a demanda de atendimentos cardiológicos vem aumentando consideravelmente em Ilhéus e que a cidade necessita de um centro especializado”, finaliza.
Por Meire Borges
Jornalista/ Assessora de Imprensa
Pós Graduada em Comunicação Organizacional 
(73)8879-4598

Projeto Seis e Meia no Hernani Sá acontece dia 05 quinta feira

Em parceria com associação de moradores do bairro Hernani Sá, a secretaria de turismo de Ilhéus inclui-o a bairro Hernani Sá no projeto seisemeia itinerante. O show (MPB) com a cantora Márcia Alencar e o cantor Sérgio Di Ramos acontece no dia 05 fevereiro (quinta-feira) a partir das 18h30min. na Praça da Urbis.



Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS 

Iniciada reforma da Central de Abastecimento do Hernani Sá





O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes em situação irregular, além da proibição de atividades incompatíveis com a feira livre. 
 A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), deu início nesta segunda-feira, 02, à obra de revitalização da Central de Abastecimento do Hernani Sá, na zona sul da cidade. O trabalho foi iniciado com o apoio da Superintendência de Trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Segundo o titular da Sedic, Roberto Garcia, o equipamento passará por um reforma em toda a sua estrutura, por isso foi preciso desocupar todos os boxes. A ação resulta de parceria entre o Município e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), articulada pelo prefeito Jabes Ribeiro.
Nesta manhã, foi iniciada a montagem do canteiro de obras, entrega dos materiais necessários para reforma e ainda está semana será entregue a declaração para renovação de contratos de permissão de uso do espaço para os feirantes que já trabalham no local.
Roberto Garcia lembra que foi dado um prazo de dois meses para que os vendedores desocupassem os boxes. Segundo Garcia “a movimentação está sendo feita de forma pacífica, já que o intuito é de que o ambiente seja mais adequado ao convívio dos freqüentadores, dando-lhes um espaço melhor, mais limpo, arejado, organizado, seguro e com qualidade no atendimento”.
Para o barbeiro Erinaldo dos Santos, que trabalha na central há 17 anos, a reforma representa uma sobrevida ao equipamento. “Hoje, há muitos boxes alugados, outros usados somente para estoque, borracharias ou bares, o que diminui o fluxo de clientes. Com a revitalização, será devolvido o aspecto de feira que há muito não se percebe aqui”, comemora.
Conforme foram orientados, os ambulantes estão deixando o espaço, para que seja dado início às obras, que dará uma nova cobertura ao espaço, pintura na parte externa de todos os boxes, reestruturação do sistema elétrico e a setorização dos produtos, com um espaço somente para carnes e peixes.
O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes em situação irregular, além da proibição de atividades incompatíveis com a feira livre, como bares, depósitos, oficinas e borracharias. A concessão de uso será feita em apenas um CPF (Cadastro de Pessoa Física) por box, com prioridade para empreendedores que já exercem atividades econômicas na Central de Abastecimento do Hernani Sá, sempre com base nos levantamentos feitos pela administração do local.
Haverá uma reformulação com relação ao box do almoxarifado que retornará para o setor administrativo; fica também proibido o aluguel dos boxes; a implantação de um Depósito de Material de Limpeza para apoio aos restaurantes; transferência dos restaurantes da área interna para a área externa, com exceção do restaurante principal previsto na planta original; e desocupação de todos os boxes.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

BAILE REVIVENDO CARNAVAIS - PONTAL


PROGRAMAÇÃO OFICIAL,EQUIPE ELEGÂNCIA EVENTOS PONTAL
SÁBADO (14) 22 horas - BAILE REVIVENDO CARNAVAIS
DOMINGO (15) 20  horas -  BLOCO SECA COPO
SEGUNDA (16) 17  horas - BAILE INFANTIL
TERÇA (17)  20  horas - ARRASTÃO SECA COPO
 P R E Ç O S:
 Baile Revivendo Carnavais : Mesa $ 100,00, para 4 pessoas
 Ingresso individual ou cadeira extra $ 30,00
 Baile Infantil , só para crianças até 5 (cinco) anos $ 10,00 cada uma
 Adulto , só paga o que consumir, e a entrada do "gurí"
                         
Bloco SECA COPO : $ 30,00 a camisa com direito a 6 (seis) latinhas para dias 15 e 17 de fevereiro
ESPAÇO ELEGÂNCIA
EVENTOS ENTRETENIMENTOS
Coronel Pessoa nº 333 - Pontal - Ilhéus.
Contatos: 8883-9407 / 9976-2158


Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...