domingo, 13 de dezembro de 2015

Prefeito homenageado pelo empenho na instalação do setor de hemodinâmica da Santa Casa de Ilhéus










Novo serviço atenderá casos de complicações cardiovasculares e já está credenciado ao Sistema Único de Saúde
 O Município de Ilhéus passa a contar, a partir da última sexta-feira, 11, com o setor de Hemodinâmica, mantido pela Santa Casa de Misericórdia - Hospital São José, em parceria com a Intercor Bahia. Na solenidade, que marcou o início desse serviço de saúde, participaram o vice-prefeito Carlos Machado, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o provedor da Santa Casa, Eusínio Gesteira, o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, entre outras autoridades. O prefeito Jabes Ribeiro foi homenageado pela instituição em reconhecimento ao empenho empreendido nas negociações que permitiram a instalação e o credenciamento do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O vice Carlos Machado (Cacá) recebeu a placa de homenagem em nome do prefeito.
Também participaram da solenidade os secretários estaduais de Relações Institucionais, Josias Gomes, e de Agricultura, Vitor Bomfim, os vereadores Luis Carlos Escuta e Gil Gomes, o secretário municipal de Relações Institucionais, Frederico Vésper, o chefe de Gabinete de Ilhéus, Victor da Veiga, e representantes de cidades vizinhas.
O serviço de hemodinâmica atenderá gratuitamente pelo SUS, e realizará os mais avançados diagnósticos e procedimentos terapêuticos com identificação de doenças do sistema cardiovascular e tratamentos invasivos destas patologias. Além disso, será possível tratar pacientes com infarto agudo do miocárdio, angina pectoris, arritmias cardíacas e doenças arteriais obstrutivas, abordando ainda aneurismas cerebrais e determinados tumores.
O vice-prefeito Carlos Machado agradeceu a homenagem em nome do prefeito e lembrou que inúmeras reuniões foram realizadas em Ilhéus e Salvador para que o Setor de Hemodinâmica pudesse entrar em funcionamento já com credenciamento do SUS. Para o provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne, “a Saúde no município conquistou um novo rumo e passará a ser referência em todo o sul da Bahia.”
“Essa nova especialidade, com equipamentos de ponta, complementa os serviços de alta e média complexidades que o Município já oferece à população ilheense e de outras cidades da região, através da pactuação”, destacou o secretário de Saúde, Antonio Ocké, que também foi homenageado durante a solenidade. O novo serviço oferecido pela Santa Casa conta com corpo médico multidisciplinar, formado por profissionais especializados.
Tecnologia - O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, reconheceu o esforço dos gestores da Santa Casa e do Município de Ilhéus para o credenciamento pelo SUS. Segundo ele, com essa nova estrutura, “os casos de cateterismo, por exemplo, serão extremamente ágeis, ao contrário do que acontece hoje, quando é necessário transferir o paciente para Salvador”.
O setor de hemodinâmica é dotado de equipamentos de tecnologia digital e possui uma avançada infraestrutura. O Angiógrafo Digital (Angix 3D), máquina responsável pelas realizações dos exames, única implantada na Bahia, segunda no Brasil e terceira na América Latina, captura imagens em três dimensões, faz reconstrução das imagens com riqueza de detalhes, que permite ao médico identificar os tratamentos mais adequados com segurança e rapidez. 
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...