segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Vice-prefeito de Ilhéus participa de missa em homenagem a Nossa Senhora da Escada









A celebração pela padroeira de Olivença, na zona sul de Ilhéus, foi encerrada no último sábado, 21, e contou também com caminhada de fé e alvorada
 A comunidade de Olivença, na zona sul de Ilhéus, encerrou no último sábado, 21, a programação em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Escada. Os festejos foram iniciados no dia 12 deste mês e contaram com missas, shows, feira de negócios criativos e celebração que contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), no sábado.
Os festejos especiais do dia 21 iniciaram às 6h da manhã, com alvorada festiva, enquanto a procissão começou às 18h. A caminhada da fé teve percurso por principais vias da estância hidromineral, seguida por missa solene, às 19h30min, com participação do bispo diocesano de Ilhéus, dom Mauro Montagnolli, e padres convidados.
Para o vice-prefeito Cacá, que esteve acompanhado do gerente de Ações Regionais do Município, José Victor Pessoa, manter a tradição de fé nas comunidades é uma demonstração de apreço pela cultura religiosa e também pela comunhão entre a própria comunidade, “que se junta para celebrar, por mais um ano, Nossa Senhora da Escada aqui em Olivença”.
Igreja – A Igreja de Nossa Senhora da Escada foi construída por volta do ano de 1700 pelos jesuítas que lá fizeram um aldeamento indígena. Em 2011, o Estado da Bahia decidiu pelo tombamento da capela, situada na praça onde acontecem festividades de importância cultural para a região, como a Festa do Divino, Festa de Nossa Senhora da Escada e a Puxada de Mastro. 
De acordo com especialistas, a edificação construída entre final do século 17 e início do século 18, traz a marca dos aldeamentos jesuíticos na Bahia como singular exemplo do processo de dominação religiosa imposta às diferentes culturas nativas existentes no País.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...