terça-feira, 17 de novembro de 2015

LAMA DA SAMARCO AMEAÇA RECIFES DE ABROLHOS

:: ‘recifes de corais’

Abrolhos é o refúgio de animais como a baleia jubarte. Imagem: Enrico Marcovaldi.
Abrolhos é o refúgio de animais como a baleia jubarte. Imagem: Enrico Marcovaldi.

Ambientalistas temem que a lama de rejeitos da mineradora Samarco alcance os recifes de corais de Abrolhos, no sul da Bahia. Desde o rompimento da Barragem de Mariana, em Minas Gerais, o material tóxico desliza sobre o Rio Doce em direção ao Oceano Atlântico. 

O Rio Doce deságua no vilarejo de Regência, em Linhares (ES). Seu estuário fica a apenas 221 quilômetros dos recifes de corais de Abrolhos.

A região é o único ponto no Atlântico Sul ocidental com concentração de desovas de tartaruga-de-couro, espécie mais ameaçada de extinção no Brasil. Também é o 2º maior ponto de concentração de desova de tartaruga cabeçuda.

Outras espécies famosas a habitam: baleias jubartes, dourados, meros e raias mantas, além das toninhas, espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no País. 

Os ambientalistas fazem intervenções na foz do Rio Doce para reduzir os impactos da lama tóxica sobre os animais.

A Samarco é controlada pela Vale e a australiana BHP Billinton. O Ibama aplicou multa de 250 milhões de reais na empresa. Em 2014, os lucros da mineradora chegaram a 2,8 bilhões de reais.

Com informações do jornal O Globo.

Postado por Blog do Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...