quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Em Ilhéus, desfile de 7 de Setembro considerado um dos melhores dos últimos anos


















Com o tema central “Brasil, Natureza Viva e Sustentável: Dever de Todos Nós”, o desfile aconteceu na Avenida Soares Lopes
Milhares de pessoas compareceram à Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, na manhã de 7 de setembro, para participar e prestigiar o Desfile Cívico em homenagem aos 193 anos da Independência do Brasil, que teve início às 8h40min. Este ano, o evento foi considerado um dos melhores dos últimos, tanto em termos de organização, de infraestrutura e de participação popular. Desde às 7h, adultos, idosos, adolescentes e crianças, de várias partes da sede e do interior do município começaram a ocupar toda a extensão da Avenida, portando bandeiras e camisas com as cores do país. O público promoveu uma verdadeira festa da  cidadania, sempre em um ambiente de paz e de saudação à pátria brasileira.
 Ao lado da primeira-dama do município, Adryana Ribeiro, e de autoridades civis e militares, o prefeito Jabes Ribeiro acompanhou o Desfile de 7 de Setembro do palanque oficial, instalado na Praça Castro Alves. “Foi um desfile marcado pela organização, tranquilidade e, sobretudo, pela participação popular. Além dos ilheenses que vieram aplaudir este ato de grande simbolismo cívico, também tivemos a presença das comunidades do interior, dos clubes de serviço, das escolas e das forças militares. Realmente, foi um momento precioso que destacou a importância do ideal da democracia e do valor da nossa independência. Por tudo isso, Ilhéus está de parabéns por este desfile, um dos mais belos e organizados dos últimos anos”, comentou.
 O vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), também parabenizou aos envolvidos no processo de organização do desfile neste ano. “Foi um evento que, com a ajuda de todos e com participação da comunidade, esteve à altura da importância das comemorações pelos 193 anos da nossa independência”, reiterou. Já a secretária de Educação, professora Marlúcia Rocha – coordenadora do evento, lembrou que o sucesso do desfile foi resultado do esforço de vários setores do governo, da parceria com as forças militares e do apoio popular. “Além disso, é fundamental ressaltar que nós tivemos um desfile lindo e sem qualquer tipo de incidente”, completou.  
 Desfile – A exemplo dos anos anteriores, o Desfile de 7 de Setembro foi aberto pelo Grupamento Militar, constituído pela Viatura CMT Tropa – Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marinha do Brasil/Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, 18ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (antigo 2º BPM), Pelotão Misto (68ª, 69ª 70ª CIPM), 5º GBM (Grupo de Bombeiros Militares) e a Guarda Municipal.
 No Grupamento das entidades e clubes de serviços, estiveram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação aos Portadores de Câncer, Lions Clube Ilhéus-Centro/Ilhéus-Pontal e Ilhéus-Norte, Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado, Interact Clube de Ilhéus Jorge Amado, Maçonaria/Ordem Demolay, Clube dos Desbravadores (Igreja Adventista), Conselho Tutelar de Ilhéus e Associação Leandro Ferreira de Tae Kwon Do.  
 Dentre as escolas locais, desfilaram a Escola Dom Pedro II, Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (antigo Ceamev), Centro de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), Colégio Estadual Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Themístocles Andrade, Escola Municipal do Salobrinho, Escola Municipal do Pontal, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Princesa Isabel e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro).
 Presenças - Prestigiaram o Desfile Cívico, o presidente da Câmara, Tarcísio Paixão, os vereadores Luiz Carlos (Escuta) e Roque Cavalcante, os secretários municipais de Administração, Ricardo Machado, de Turismo e Esportes (Setur), Josenaldo Cerqueira, de Saúde (Sesau), Antônio Ocké, de Relações Institucionais (Serin), Frederico Vesper, de Desenvolvimento Social (SDS), Jamil Ocké, de Serviços Urbanos (Secsurb), César Benevides, de Comunicação Social (Secom), Valério de Magalhães, de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), Antônio Vieira, de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia, e de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Isaac Albagli, além do chefe do Gabinete do Prefeito, Victor Veiga.
 Entre as autoridades militares, o palanque oficial foi prestigiado pelo chefe da 18ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), Tenente Coronel de Infantaria Roosevelt Fonseca, pelo comandante do Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (antigo 2º BPM), Tenente Coronel PM Ubiracy Barbosa da Silva, e o capitão de corveta Luis Carlos Mendes, delegado da Capitania dos Portos.  
 A organização do desfilem foi feita pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretarias de Educação, com o apoio das secretarias de Saúde, Turismo e Esporte, Serviços Urbanos, Administração, Comunicação Social, Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Superintendência de Trânsito, Guarda Municipal, Gabinete do Prefeito, Marinha, Exército do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 68º, 69º e 70º Companhias da Policia Militar e Companhia Independente de Policiamento Especializado da Região Cacaueira, entre outras.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...