quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DEPUTADO QUER FINANCIAMENTO DO DESENBAHIA PARA O CACAU


Em reunião que discutiu problemas relacionados à cacauicultura, na terça-feira (1/9), na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) defendeu a participação do Desenbahia (Agência de Fomento ao Estado da Bahia) no financiamento aos produtores de cacau. O debate abordou medidas para atacar a questão da dívida do setor e o chamado “drowback”, instrumento que incentiva a importação de cacau.
Apesar de ter uma produção que hoje alcança 250 mil toneladas de cacau por ano, o Brasil vem sofrendo com a compra do produto originário de países como Gana e Costa do Marfim. A matéria-prima nacional tem qualidade considerada superior e é suficiente para atender à demanda das indústrias moageiras instaladas no país, mas as multinacionais do setor têm privilegiado o produto de origem africana. “Nós defendemos uma revisão do drowback e incentivos para tirar o produtor do vermelho, inclusive com a atuação do Desenbahia”, afirma Augusto Castro.
A reunião na Comissão de Agricultura teve a presença de cerca de 25 parlamentares e representantes da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária).
A discussão também tratou do projeto do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), que propõe descontos para a renegociação das dívidas dos cacauicultores, hoje ultrapassando R$ 1 bilhão.
Estima-se que 90% dos produtores sofram atualmente com restrições de créditos junto aos bancos oficiais, principalmente o Banco do Brasil. A maior parte desses débitos é constituída por juros e encargos acumulados nos últimos anos.
Ascom - Deputado Augusto Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...