terça-feira, 18 de agosto de 2015

Remoção de bancos de areia na praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, resgata vista do mar





Além da remoção dos bancos de areia, o trabalho também inclui serviços de roçagem, capinagem e remoção de detritos
 Uma das reclamações mais frequentes de quem passeava na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais da cidade, era a presença de mato alto ao lado do calçadão e de vários bancos de areia na praia. Segundo ilheenses e visitantes, essa realidade impedia que as pessoas tivessem uma visão melhor e mais privilegiada do mar. Para solucionar esse problema, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), promove no local limpeza e a remoção de bancos de areia.
O trabalho, que já atinge uma área aproximada de 50 mil metros quadrados, faz parte da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, que está sendo realizada nas zonas sul e central de Ilhéus. Além do uso de máquinas pesadas para espalhar a areia, são recolhidos, manualmente, materiais pequenos, como tampas de garrafas e latinhas de cerveja.
“Esse era um desejo antigo do prefeito Jabes Ribeiro: devolver às pessoas que transitam na Avenida o privilégio de contemplar o mar”, comenta o secretário municipal de Serviços Urbanos, César Benevides, acrescentando que, além dos serviços de manutenção, a proposta é adquirir equipamentos voltados para combater o crescimento da vegetação que existe no local.
De acordo com Benevides, a intervenção conta com o apoio de uma patrol e uma retroescavadeira. Segundo ele, o trabalho não visa apenas espalhar a areia que atrapalha a visão do mar, mas também retirar o   lixo e os detritos jogados irresponsavelmente por alguns banhistas. No local, serão construídas quadras de esportes e colocados equipamentos para exercícios físicos.
Porto – César Benevides explica que, com a construção do Porto do Malhado, o mar recuou e ampliou bastante a faixa de areia na área, formando bancos de areia que impediam uma visão panorâmica do mar a partir da Avenida. “Esse trabalho realizado aqui na altura da Catedral de São Sebastião será estendido para outros pontos, para termos de volta essa visão absolutamente privilegiada”, enfatiza o secretário.
Benevides acrescenta, ainda, que o serviço é realizado com a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) e não consiste na retirada de areia da praia, mas, sim, em espalhá-la melhor pela área. 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...