terça-feira, 18 de agosto de 2015

Estágio Participação da Câmara estimula o aprendizado sobre a democracia

A primeira edição do programa Estágio Participação está sendo realizada na Câmara dos Deputados, desde segunda (17) e vai até quarta-feira (19), com o tema Reforma Política. A iniciativa possibilita a universitários de todo o país uma vivência no Parlamento, o aprendizado sobre o papel da Câmara para a democracia e o entendimento da complexidade do processo legislativo, com o objetivo de aumentar o interesse e a participação democrática de estudantes brasileiros.

Durante os três dias de atividades do Estágio Participação, os universitários têm de cumprir missões relacionadas ao tema em debate. A partir de orientações recebidas, os participantes buscam, de diversas formas, as informações necessárias para executar essas missões: conversam com técnicos da Câmara, entrevistam deputados e realizam pesquisas no Portal da Câmara, nas redes sociais e nos veículos de comunicação, entre outras atividades.
Estágio Participação também inclui visitas a comissões, reuniões com deputados, acompanhamento de sessões no Plenário Ulysses Guimarães e visita institucional. Os participantes desta edição foram escolhidos por meio de processo seletivo, no período de 7 a 14 de julho.
Sobre o programa
Promovido por meio da 2ª Secretaria da Câmara e do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), o Estágio Participação é uma nova modalidade de programa educativo para o público universitário. As edições têm periodicidade mensal e abordam temas específicos, com o propósito de atrair estudantes de diferentes áreas de formação.

O programa pretende mostrar a esse público que os debates, votações e decisões do Poder Legislativo têm grande impacto na vida dos estudantes. Assim, são estimulados o envolvimento com a política e a atuação cidadã dos universitários, incentivando a participação democrática. Toda a programação é baseada na autonomia e no protagonismo dos universitários e valoriza a aproximação e a interação dos jovens com o Parlamento e com os deputados.
Da Redação


Postado por Agencia da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...