segunda-feira, 16 de março de 2015

Quatro bairros de Ilhéus registram aumento da dengue

 Limpeza constante dos quintais é importante medida de combate à proliferação do mosquito da dengue-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

Equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde intensificam trabalho de prevenção
Os bairros da Conquista, Malhado, Nelson Costa e Teotônio Vilela, em Ilhéus, estão sendo diariamente visitados por equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, devido ao aumento no número de registros de contaminação da dengue. De acordo com o secretário Antônio Ocké, este fato deve-se à continuidade das chuvas e também à falta de cuidado de parcela da população, “pois, o nosso trabalho permanece sendo diário, sem nenhuma trégua, com as equipes visitando todas as localidades que oferecem risco”, afirmou.
Para combater a dengue na cidade, o secretário adianta que promoveu o aumento do denominado bloqueio focal, que se trata da borrificação (fumacê)  realizada a pé pelos vigilantes. Além disso, afirma, também já foi solicitada à Secretaria de Saúde do Estado a liberação imediata de um carro-fumacê, com a finalidade de expandir os trabalhos para todos os bairros e altos da cidade, “uma vez que, além da dengue, também temos outro perigo que se chama a chingungunya, a qual, felizmente, com raros registros até o momento”.
Outra medida que está sendo adotada neste período, continua Antônio Ocké, é a descentralização dos atendimentos emergenciais também nos postos de saúde espalhados em todo o município, não só para facilitar o acesso daqueles que estão sentindo os sintomas da doença, como também para identificar as áreas mais infectadas pelo vírus. “Com isso, poderemos obter um quadro bem mais real da proliferação da dengue em nosso município, e também agilizar o combate”, afirmou o secretário.
Lembra por fim, que a população deve utilizar os telefones 3234-3706 e 8881-4586 para fazer denúncias sobre a dengue, e ressalta a importância da participação de todos, promovendo a limpeza constante dos quintais, dos vasos de plantas e do acúmulo de garrafas ou de qualquer outro utensílio que possa servir de local para a procriação do Aedes Aegypty.
  Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...