sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeito de Ilhéus decreta luto oficial pela morte do escritor Hélio Pólvora


Hélio Pólvora (1928 - 2015) - Escritor, jornalistaContista e Crítico Maior (foto - Internet)



Decreto foi assinado considerando os grandes serviços prestados pelo autor à cultura da cidade
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, decretou luto oficial de três dias no município pela perda do escritor, jornalista e crítico literário Hélio Pólvora, que faleceu na madrugada desta quinta-feira, 26, em sua casa, na capital baiana, vítima de um câncer. O gestor foi especialmente a Salvador presenciar a cerimônia de cremação do autor.
Pólvora publicou mais de vinte livros em sua trajetória como escritor e ensaísta. O luto foi decretado levando em consideração os grandes serviços prestados pelo escritor, natural de Itabuna, à cultura de Ilhéus. Além de imortal das Academias de Letras de Ilhéus, da Bahia e do Brasil, Pólvora foi o quinto presidente da extinta Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), nos dois últimos mandatos do prefeito Jabes Ribeiro.
À frente do órgão, fomentou o setor cultural com a inauguração da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, então sediada no antigo Grupo Escolar de Ilhéus; criou o Arquivo Público João Mangabeira, onde promoveu o recolhimento, seleção e catalogação de documentos oficiais; inaugurou a Casa de Cultura Jorge Amado, com a presença do escritor e de seus familiares; e idealizou a Semana de Jorge Amado de Cultura e Arte. Fundador do jornal A Região, ao lado do falecido Manuel Leal, ele também foi cronista do jornal A Tarde.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...