sábado, 7 de março de 2015

Félix Mendonça Júnior é eleito presidente da Comissão de Cultura

TV CÂMARA
Dep Félix Mendonça Junior
Félix Mendonça Júnior: cultura deve ser vista como instrumento de construção da identidade nacional.
A Comissão de Cultura será presidida neste ano pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). O parlamentar, que substitui a também baiana Alice Portugal (PCdoB) no cargo, adiantou que vai trabalhar para que a cultura seja um instrumento de construção da identidade nacional.
“Esse Brasil conseguiu algo importante, que é manter uma cultura geral nacional, mas com as peculiaridades regionais. A gente tem de preservar as culturas locais e crescer, porque cultura é fonte de renda, de serviço, de turismo”, afirmou.
Mendonça Júnior se comprometeu a dar tratamento igualitário aos projetos no colegiado. “Polêmico ou não, [o texto] não vai ter prioridade. Vamos discutir as propostas pela ordem em que forem apresentadas.”
Natural de Itabuna (BA), Félix Mendonça Júnior é administrador de empresas e tem 51 anos. Ele está em seu segundo mandato na Câmara, onde também atuou como líder do PDT.
Desmembramento
A atual Comissão de Cultura foi criada em 2013, a partir do desmembramento da antiga Comissão de Educação e Cultura. A divisão teve o objetivo de permitir um envolvimento maior dos deputados com os projetos relativos a cada uma das áreas, favorecendo a especialização em torno de temas complexos.
Na época, a separação também foi motivada pela necessidade dos partidos de manter a divisão de poder na Câmara depois da criação do PSD em 2010.
Em seus dois anos de funcionamento, a Comissão de Cultura analisou propostas importantes, como a que transformou em lei (13.018/14) o programa Cultura Viva, do governo federal. Aprovado definitivamente pela Câmara em julho de 2014, o texto conferiu status de política de Estado ao programa criado em 2004 pelo Ministério da Cultura.
O principal objetivo do programa é estimular a troca de experiências e o desenvolvimento de parcerias federais, regionais ou locais, com ênfase na construção de redes culturais.
Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcelo Oliveira



Postado por Agência da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...