terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Governador receberá ucranianos interessados em instalar fábrica de aviões em Ilhéus

Prefeito de Ilhéus Jabes, já havia se reunido com empresários ucranianos em janeiro - Foto divulgação

De acordo com o jornal A Tarde, grupo vem a Bahia assinar protocolo de intenções nos próximos dias.
 A primeira reunião entre representantes da fabricante de aviões ucraniana Antonov com o secretário de Planejamento da Bahia João Leão, e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ocorrida no dia 21 de janeiro em Salvador, terá desdobramentos nesta semana. O vice-presidente da empresa, Oleksander Kiva, terá um encontro com o governador Rui Costa, nos próximos dias, quando conversarão sobre o projeto de transferência das atividades da companhia para a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus, Sul do Estado.
A notícia sobre a proposta da Antonov teve repercussão nacional ao ganhar destaque como manchete principal do jornal A Tarde, na edição de domingo, dia 8. Segundo apurou o colunista Levi Vasconcelos, Kiva desembarca na capital baiana, na próxima semana, para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano. Na linha de frente das negociações estão, além do vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, o secretário estadual de Indústria e Comércio, James Correia, o presidente da ZPE/Ilhéus, Otávio Pimentel, e o prefeito Jabes Ribeiro.
A empresa pretende acabar com a produção na Ucrânia devido às tensões envolvendo disputas territoriais com a Rússia. Em Ilhéus, a Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares. Na Europa, hoje, produz também o avião de guerra Sukoy, um supersônico com capacidade para carregar oito mísseis. Ainda de acordo com o colunista, a preferência dos ucranianos por Ilhéus se explica pela existência de porto e aeroporto na cidade. A isso se soma a projeção de instalação de aeroporto internacional e do Porto Sul.
Antonov – Criada em 1946, presente em 76 países e com cerca de 12 mil trabalhadores direta a indiretamente ligados a ela, a Antonov já produziu mais de 20 mil aviões. A empresa fabricou o maior avião da história, o lendário Antonov An-225 Mriya.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...