quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Veja o que fazer com a sua nota do Enem 2014

Exame é exigência para vaga no Sisu, bolsa do Prouni e Fies. 

Também serve para solicitar certificação do ensino médio.

Do G1, em São Paulo
Inscrições para o Sisu 2014 terminam nesta sexta-feira (10) (Foto: Emerson Rocha/GloboEsporte.com)Inscrições para o Sisu abrem no dia 19 (Foto:
Emerson Rocha/GloboEsporte.com)
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será disponibilizada nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação. A função principal do exame é servir de acesso às universidades públicas de ensino superior, porém, ao longo das edições a prova acumulou outros objetivos.
O Enem é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Prouni, bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior por meio do Fies.
Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Confira todas as funções do Enem:
Site do Sisu (Foto: Reprodução)Site do Sisu (Foto: Reprodução)
- Seleção para universidades
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em instituições públicas de ensino superior. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. A primeira edição do Sisu 2015 vai oferecer 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições. As inscrições vão ocorrer entre os dias 19 e 22 de janeiro.
Inscrições no site do Prouni foram abertas nesta quinta-feira (28) (Foto: Reprodução)Prouni (Foto: Reprodução)
- Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2015 começam no dia 26 de janeiro.
Site do Fies (Foto: Reprodução)Site do Fies (Foto: Reprodução)
- Financiamento estudantil (Fies)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão pedir o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.
- Cursos profissinalizantes (Sisutec)
No Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) as instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.
- Ciência sem Fronteiras
O programa de intercâmbio do governo federal prevê oferecer, até este ano, 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. A partir de 2013, o Enem, antes usado de mandeira classificatória no programa, passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de estudo da graduação-sanduíche. Para participar, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos.  Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.
- Certificação do ensino médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Desde 2009, quando o Enem ganhou a função de conferir o certificado, o número de candidatos que solicitaram a certificação do ensino médio triplicou: foi de 197.991 naquele ano para 784.830 em 2013.
Postado por http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2015/01/veja-o-que-fazer-com-sua-nota-do-enem-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...