terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Secretaria de Saúde de Ilhéus pagará cirurgias com recursos próprios



Medida começa a valer em fevereiro e garantirá o pagamento de valores atualizados pelas cirurgias eletivas
 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o objetivo de ampliar o acesso da população à atenção especializada, propõe como forma de organizar a rede de saúde através das áreas de atenção prioritárias, a construção das linhas de cuidado integral, com a criação do Projeto Estratégico de Aumento do Acesso aos Procedimentos Ambulatoriais e Hospitalares no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, em dezembro de 2014. Na ocasião, o órgão consultivo concordou que o município passe a subsidiar as cirurgias eletivas com recursos próprios e garantir o acesso da população a esse procedimento.
De acordo com Fernanda Ludgero, Diretora do Setor de Média e Alta Complexidade da Sesau, o projeto visa a realização de cirurgias eletivas (aquelas que não tratam de urgências, como para retirada de hérnia, apêndice, mioma e alguns serviços de cardiologia) e procedimentos de exames e consultas que não são realizados pelo SUS. “Devido à defasagem dos valores pagos pela Tabela do SUS para as clínicas e hospitais, muitos deles se recusam a realizar alguns serviços por gerarem um déficit para as instituições. Mas com a aprovação deste projeto, já a partir de fevereiro, estaremos aptos a realizar os procedimentos”, afirmou.
Para o secretário de saúde, Antônio Ocké, o município de Ilhéus sai na frente na garantia dos direitos de seus cidadãos, ao criar um projeto que vai pagar as clínicas e hospitais com valores diferentes da tabela SUS, assumindo o compromisso de equiparar os repasses aos feitos pela tabela do Planserv (plano de assistência à saúde dos servidores estaduais). Para operacionalizar o projeto, o secretário apresentou a proposta ao prefeito Jabes Ribeiro, que, de imediato autorizou a execução, lembrando que o dinheiro a ser investido para complementar os valores é recurso próprio do município.
Antônio Ocké considera a medida de extrema importância, pois vai diminuir a fila de espera para as cirurgias em Ilhéus e lembra que no ano de 2014, foram investidos mais de 350 mil reais em cirurgias. “Este projeto é um compromisso assumido com o povo de Ilhéus, e estamos cada vez mais empenhados em melhorar ainda mais a saúde no município através de propostas e projetos concretos”, afirma.
 Secretaria de Comunicação Social  - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...