segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Reforma da Central de Abastecimento do Hernani Sá começa em Fevereiro




Os comerciantes têm até o dia 31 para desocupar os boxes. Central terá o telhado, sistema elétrico e hidráulico totalmente reformados.
 Acaba no próximo dia 31 o prazo concedido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Ilhéus (Sedic) para que os comerciantes desocupem a Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá, na zona sul da cidade. A desocupação será necessária para o início das obras de revitalização do equipamento, previsto para 02 de fevereiro. De acordo com o titular da Sedic, Roberto Garcia, por recomendação do Ministério Público do Estado (MPE), a obra foi adiada para fevereiro, possibilitando aos feirantes maior prazo para encontrar outro local em que pudessem vender seus produtos durante a reforma.
A data para início dos trabalhos foi definida em novembro do ano passado, numa reunião que contou com a participação de Garcia, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, do promotor de justiça Paulo Sampaio, engenheiros da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e da Macrofast, empresa que vai executar os serviços, além de comerciantes, membros de associação de moradores do bairro e o vereador Roque do Sesp.
Segundo Roberto Garcia, “muitos vendedores já haviam formado grandes estoques visando os meses de dezembro e janeiro. Por isso, de forma conjunta, decidimos esperar o escoamento desses produtos, e transferimos, dessa forma, o começo da reforma para fevereiro”, explica.
Reforma - A reforma da Central de Abastecimento do Hernani Sá é resultado de parceria entre o governo municipal e a Coelba. Inclui a troca da cobertura, a pintura externa de todos os boxes, a recuperação do sistema elétrico e a setorização por produto vendido.
O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes irregulares erguidos no local, além de ficarem proibidas quaisquer atividades incompatíveis com as feiras livres e mercados municipais, como bares, depósitos, indústrias, fábricas, oficinas e borracharias.
Para o barbeiro Erinaldo dos Santos, que trabalha na central há 17 anos, a reforma representa uma sobrevida ao equipamento. “Hoje, há muitos boxes alugados, outros usados somente para estoque, borracharias ou bares, o que diminui o fluxo de clientes. Com a revitalização, será devolvido o aspecto de feira que há muito não se percebe aqui”, comemora.
Durante a reunião realizada em novembro, ficou definida ainda que as concessões serão realizadas para apenas um CPF (Cadastro da Pessoa Física) por box, com prioridade para empreendedores que já exercem atividades econômicas na Central de Abastecimento do Hernani Sá, com base em levantamento feito pela Administração local. E mais: o box do almoxarifado retornará para o setor administrativo; fica proibido o aluguel dos boxes; implantação de um Depósito de Material de Limpeza para apoio aos restaurantes; transferência dos restaurantes da área interna para a área externa, com exceção do restaurante principal previsto na planta original; e desocupação de todos os boxes, visando o início das obras de reforma, até o dia 31 de janeiro de 2015.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...