sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Intervenção com serviços de limpeza no Bairro Hernani Sá seguem por toda semana que antecede o Carnaval.

         
Limpeza do Canal Principal do Hernani Sá

 Praça do Caminho 34/35 Fundo da Marinha





 
Antes
 Depois

 Eixo Coletor Principal



Praça do 41/42


Esse trecho da Avenida Silvio Silva em frente ao Deposito de Bebidas do Morador Carlos, o qual teve a iniciativa de liderar um grupo de moradores daquela quadra e mantém a mesma nesse estado acima, "bem cuidado" iniciativa do exercício da cidadania que se faz necessário esse registro positivo, que sirva de exemplo a ser seguidos por outros moradores, não isenta-se o poder público das suas responsabilidades, tomando atitudes como essa, porém faz-se presente as dificuldades alegadas pelo município, alegação essa que vem sendo constatado em todos os municípios brasileiros que tiveram suas receitas concentradas apenas em uma cultura e hoje necessitam diversificá-las a fim de adequar a nova realidade brasileira.


        A prefeitura Municipal através da Sedur atendendo a varias iniciativas da comunidade do Hernani Sá, que vai desde da Associação de Moradores, Vereadores e administração do Bairro, vem promovendo ações de Poda, Roçagem, Capina, Raspagem de meio fio e retirada de entulhos em toda extensão do Hernani Sá, estão sendo feitos também levantamento de pontos de lampadas apagadas, principalmente nos becos, que servem de esconderijos a meliantes, essas ações fazem parte de estratégia da secretaria de serviços urbanos para manter a cidade limpa. Também é observado que essa iniciativa por parte do município, por si só não bastam, é necessário que a comunidade também participe, mantendo sua calçada limpa, colocando o lixo no horário na porta, não jogando, nem tampouco contratando carroceiros para retirada de seus entulhos sem saber onde ele vai fazer o descarte desse material, evitando está formando lixões pela comunidade. 

      É necessário que a comunidade conscientize-se que a melhora do seu bairro perpassa pela sua inclusão no processo participativo, se você participa, seu Bairro melhora, no final de semana estará sendo veiculado através de carro de som informativo de como a comunidade pode participar das ações de limpeza do Bairro Hernani Sá em parceria com a prefeitura.

   Lembrando que essas ações que hoje ocorre no Bairro Hernani Sá nos remete ao Programa Prefeitura Cidadã, criado pela ultima gestão do Prefeito Jabes Ribeiro em 2002 na comunidade do Hernani Sá, na época uma iniciativa do governo para a aproximação da gestão com a comunidade, que deu certo e os trabalhos puderam ser compartilhados entre as partes, oferecendo serviços diversos a 12 Bairros e 04 distritos de Ilhéus, o sucesso do programa só foi possível devido a operatoriedade entre as secretarias do município juntamente com parceiros diretos como Coelba, Embasa, SAC, SEBRAE, Policia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Caixa Econômica Federal, DIREC, DIRES, Detran, enfim parceiros que participavam juntamente com a prefeitura e as comunidades discutindo as demandas, e posteriormente retornavam com ações que sanavam os problemas, hoje esse modelo vem sendo copiado por varias áreas do setor publico, provando que o caminho ainda é a parceria, que consiste desde a discussão até a implementação das ações, abaixo segue matéria publicada na revista GESTÃO DE CIDADES em setembro de 2004 sobre o sucesso do Programa Prefeitura Cidadã.


Prefeitura cidadã

Programa realizado em Ilhéus permite a participação dos cidadãos no levantamento e na avaliação dos serviços executados pela prefeitura
Setembro/2004
Edição 54
 
Os moradores participam de reuniões para eleger os
serviços emergenciais a serem realizados nos mutirões

A prefeitura do município de Ilhéus, localizado a 470 quilômetros da capital baiana, implantou o programa Prefeitura Cidadã, que permite uma ampliação da interatividade entre o poder público e as comunidades. O programa integra os serviços, promovendo um debate democrático entre os dirigentes da administração da prefeitura e a população. Nas zonas urbana e rural, os moradores têm a oportunidade de apresentar diretamente suas principais reivindicações, decidindo juntamente com o governo as prioridades de obras, serviços públicos e programas sociais.

Desde a implantação do Prefeitura Cidadã, várias localidades foram atendidas, como os bairros Hernani Sá, Nelson Costa, Ilhéus II, Iguape, Moradas do Bosque, Outeiro de São Sebastião, os distritos rurais de Sambaituba e Banco Central.

Antes de iniciar as operações nos bairros, é realizada uma pesquisa com os moradores, que apontam os principais problemas locais. Então é feito um diagnóstico da localidade desde os níveis de escolaridade, renda, comércio e quantidade de residências. Após todo o levantamento ser apresentado à comunidade, são criadas comissões setoriais. De acordo com a prefeitura, essas comissões participam de reuniões para o aprofundamento do debate. “Após os debates, é elaborado um plano de ação a médio e a longo prazos, para manter as atividades no local. Depois desse processo, de toda a coleta de dados e discussões, são feitas intervenções imediatas, como a realização de mutirões”, explica o coordenador do projeto, José Humberto Ramos Martins.

Durante o mutirão são realizados serviços emergenciais, a exemplo de limpeza e recuperação de pavimentação de ruas, troca de lâmpadas dos postes públicos, retirada de entulhos, entre outros.

O trabalho conta com a participação de outras esferas públicas, como o Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Civil, diretorias regionais de Educação e Saúde, a Empresa Baiana de Saneamento e Esgotamento (Embasa) e a Caixa Econômica Federal.


Participação popular na
tomada de decisões



De acordo com a prefeitura, são três os principais objetivos do programa, permeando a discussão e a participação da população na tomada de decisões. Estimular a democracia e descentralizar as decisões administrativas, dando transparência e qualidade à execução das obras e empreendimentos realizados pela prefeitura; promover ações e projetos que incluam e integrem a cultura local; praticar a cidadania e incorporar práticas de participação popular no exercício da gestão pública.

O primeiro bairro beneficiado, foi o Hernani Sá, na Urbis. Recebeu serviços básicos de capinagem, limpeza geral, iluminação, recuperação do canal, regularização de ligações domiciliares de esgotamento sanitário, operação tapa-buracos, pequena ponte de madeira, quadras esportivas e urbanização de praças.

No bairro Nelson Costa também foi realizada uma operação. A comunidade foi beneficiada com a construção de uma quadra esportiva, com rampa de skate e um parque infantil, na praça das Mangueiras. Além da inauguração de um centro de saúde, foi autorizada a regularização de terrenos da região, inclusive, com entrega das escrituras públicas aos proprietários dos imóveis.
Em algumas regiões rurais, como no distrito de Sambaituba, o Prefeitura Cidadã recuperou a pista de acesso e também abriu novas ruas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...