terça-feira, 20 de janeiro de 2015

I Seminário da Diversidade acontece nesta quinta-feira em Ilhéus

Seminário discuti o ensino da história brasileira na Rede Municipal de Ilhéus - Foto Alfredo Filho 
A proposta é debater a efetivação, no Sistema Municipal de Ensino de Ilhéus, das leis que incluem no currículo educacional do país o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Promover um amplo debate sobre a efetivação no Sistema Municipal de Ensino de Ilhéus das leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo educacional do país o estudo da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Esta é a principal proposta do I Seminário da Diversidade, que acontecerá nesta quinta-feira, 22, a partir das 8 horas, na Faculdade de Ilhéus, localizada na Rodovia Ilhéus-Canavieiras (BA-01). A promoção é do Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Direc 6, APPI (Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus), UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação) e Movimento Negro Unificado (MNU).
O evento contará com debates, rodas de conversas e palestras sobre a “Diáspora Africana” e “Experiências de Sucesso da Lei 11.645/08”. Na parte da tarde, com início previsto para as 16h20min, o Seminário será marcado por uma grande plenária que tratará de diversas temáticas. Entre elas, “Como desenvolver uma educação antirracista, “Direitos humanos e diversidade”, “Mitologia africana e dessatanização dos orixás”, “Sexualização” e “Conselho Municipal de Educação”.
De acordo com a Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, o objetivo é inserir no currículo educacional “diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no país, a cultura negra e indígena, bem como o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política”.
Currículo - A nova lei enfatiza, ainda, no seu segundo parágrafo, que “os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira.”
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

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