sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Gari é profissão de risco e merece valorização, afirma o vereador Luiz Carlos Suíca (PT)

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) acompanha as diretorias do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) e a da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) na defesa dos trabalhadores em limpeza urbana e preocupadas com os acidentes que acontecem na categoria. “Na manhã desta segunda-feira (26), o companheiro Epifânio Evangelista, de 40 anos, ficou ferido depois de ser atropelado por um motorista que perdeu o controle do veículo nas imediações da Madeireira Brotas, na entrada do bairro de Pernambués, em Salvador”, disse.

“O trabalhador em limpeza é fundamental para a sociedade e merece respeito. Não há conservação e limpeza sem a ação da nossa categoria. Estamos preocupados e atuamos em conjunto com o Sindilimp-BA e CUT-BA porque cada vez mais casos vêm sendo registrados de acidentes de trabalho, além de mortes por atropelamentos. Na manhã de ontem (26), por exemplo, o gari Epifânio Evangelista realizava a limpeza no local quando foi atingido e lançado a dois metros do local de onde estava, teve fraturas expostas e quebrou uma das pernas. É preciso que as empresas e a Prefeitura de Salvador deem prioridade à segurança do trabalhador”, afirma nosso companheiro, vereador Luiz Carlos Suíca.

O Sindilimp-BA está acompanhando o trabalhador internado no Hospital Geral do Estado e o quadro dele é considerado grave, porém estável. De acordo com dados levantados são registrados, por ano, cerca de 20 ocorrências envolvendo garis e varredores durante o período de trabalho. Desses, 20% acabaram em mortes e restante são acidentes de trabalho, como perda de dedos das mãos nas prensas dos caminhões de lixo.

“Não aceitamos que a culpa pelos acidentes sejam lançados nas costas das categoria. Queremos que aconteça treinamento adequado, sinalização eficiente e ampla campanha na sociedade para que os trabalhadores e trabalhadoras em limpeza, asseio e conservação sejam respeitados. A categoria também está sujeita a problemas como a LER (lesão por esforço repetitivo), desidratação com o calor, contaminação com algum tipo de lixo irregular que foi despejado nos locais de varrição e problemas pulmonares. Sem contar a violência e, claro, os atropelamentos. Estamos atentos e acompanhando sempre em defesa da categoria”, destaca a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello.

*Assessoria de Comunicação Vereador Luiz Carlos Suíca (PT)
**Para mais informações favor entrarem em contato com Luiz Carlos Suíca - Telefone nº (71) 8893-4646 ou com nosso gabinete (71) 3320-0430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...