sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Centro POP de Ilhéus atende a uma média de 15 moradores de rua por dia

O objetivo central do espaço é encaminhar pessoas em situação de rua para os órgãos e entidades que compõem a chamada rede de proteção do município (saúde, recuperação, emprego e educação, entre outros).
Sediado na Avenida Candeias, no Bairro da Conquista, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS), realiza uma média de 15 atendimentos diários. De acordo com o titular da pasta, Jamil Ocké, a proposta central do projeto é formalizar o encaminhamento desse público para os órgãos e entidades que compõem a chamada rede de proteção do município (saúde, recuperação, emprego e educação, entre outros).
Jamil afirma que alguns projetos prevêem a criação, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), de dois espaços voltados para o acolhimento de pessoas que se encontram em situação de rua. “Como o Centro Pop não possui esse perfil, estamos envidando esforços para, no futuro, termos em Ilhéus uma casa de abrigamento e uma república”, informa o secretário.
Mesmo diante de inúmeras dificuldades, como as pessoas que vêm de outras cidades em virtude da chegada do verão e dos turistas, Ocké explica que o Centro Pop está preparado para prestar um primeiro atendimento digno aos moradores de rua. “Lá, a depender de cada caso e sempre com a concordância deles, realizamos o direcionamento para a rede proteção do município. Assim, se eles estão doentes, encaminhamos para os órgãos de saúde, se possuem envolvimento com drogas, solicitamos o apoio das casas de recuperação, e se não possuem documentos, utilizamos a nossa parceria com o SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão. Além disso, no Centro POP, temos a estrutura necessária para oferecermos lanche, banho e, até, corte de cabelo”, diz.
Atendimento - No primeiro momento, o serviço conta com a abordagem dessa população, através da busca realizada pela equipe do Centro Pop, composta por sociólogo e técnicos sociais. Além desses profissionais, o espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas, também tem com o apoio de advogado, psicólogos, agentes e assistentes sociais.
“É importante dizer que essa é uma política relativamente nova. Por isso, os diversos instrumentos operacionais ainda estão sendo estruturados. Até o momento, além de Ilhéus, só mais seis municípios baianos possuem o Centro Pop”, enfatiza Jamil Ocké.
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...