segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Abertas inscrições na internet para nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus






Município já contratou 4400 residências populares, que são construídas em quatro bairros da cidade.
 A Prefeitura de Ilhéus está coordenando as inscrições para seleção de beneficiários de uma nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. O prefeito do Município, Jabes Ribeiro, conseguiu contratar 4.400 residências populares, através de projetos elaborados e aprovados junto à Caixa Econômica Federal de Ilhéus, nas zonas sul e oeste da cidade. A abertura das inscrições foi lançada no último dia 15, pelo prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá) e pelo secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, através do site www.sdsilheus.ba.gov.br.
A maioria do total dessas unidades habitacionais já está em construção. Os projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida, executado pelo Governo Federal em parceria com o Município, são executados por construtoras credenciadas, e localizados em quatro bairros de Ilhéus: Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Ilhéus II e Nossa Senhora das Vitórias (estrada do Couto).
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), as obras já se encontram em estado avançado. O secretário Jamil Ocké explica que toda a parte de obras do programa é feita pelo Governo Federal, por meio da Caixa Econômica. “À Prefeitura, cabe a gestão do empreendimento, como o cadastro e capacitação acerca da gestão dos condomínios, além da instalação de creches, escolas e postos de saúde que atendam aos moradores”, informa ele.
Cadastro – O cadastramento para seleção de beneficiários do Programa Minha Casa, Minha vida em Ilhéus está aberto desde o dia 15 somente pela internet, no site http://www.sdsilheus.ba.gov.br/. Terão prioridade na aquisição das residências famílias que: tenham renda mensal familiar de até R$ 1.600,00; que residam em áreas de risco ou insalubres ou que estejam desabrigadas; que sejam chefiadas por mulheres; e que tenham como integrante portador de deficiência.
São levadas em consideração também se a família apresenta vulnerabilidade habitacional, ou seja, terão prioridade aquelas residentes em área de preservação ambiental; e/ou famílias residentes em imóvel locado, em casa cedida, em construções inadequadas para moradia; e/ou pessoas que se encontrem em situação de rua e recebam acompanhamento sócio-assistencial; ou famílias que se enquadrem no perfil de aluguel social; e pessoa ou família que não possua, nem tenha possuído imóvel nos últimos 12 meses.
 Também é critério para a aquisição a vulnerabilidade socioeconômica, que determina a prioridade para beneficiários de programas sociais; e/ou famílias compostas a partir de três integrantes com menores de idade; e/ou com renda de até um salário mínimo. De acordo com as regras, a família que tiver interesse precisa morar em Ilhéus há, no mínimo, 03 anos e residir ou trabalhar próxima ao empreendimento.
 Documentação – Antes de iniciar o cadastro, é importante ter em mãos todos os documentos necessários: RG e CPF do titular da inscrição; CPF dos familiares que contribuem com a renda familiar; ou número dos CPF dos familiares maiores a partir de 18 anos que residem na mesma casa; datas de nascimento de todos os membros da família. Ao concluir a inscrição, é necessário imprimir o comprovante.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, recomenda aos que se inscreveram em outros anos a refazer o cadastro e lembra que não precisa haver pressa, já que a ordem de inscrição não interfere na lista final de beneficiários.
 Projetos
Conjunto Habitacional Vilela – Sob responsabilidade da construtora Módulo Engenharia, nele estão sendo erguidas 656 unidades habitacionais no Bairro Teotônio Vilela. No local, há 12% das obras concluídas.
Residencial Sol e Mar I e II – Situados na Rodovia Pontal-Buerarema, no bairro Nossa Senhora das Vitórias, zona sul de Ilhéus, os condomínios contam com 2.120 unidades residenciais. O Sol e Mar I terá 900 unidades, erguidas pela construtora Kubo. O Residencial Sol e Mar II contará com 1.220 apartamentos, sob os cuidados da Gráfico Empreendimento. Segundo balanço da SDS, cerca de 30% das duas obras já estão concluídas.
Residencial Rio Cachoeira - Com 600 unidades situadas na Rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo ao Bairro Banco da Vitória, o Residencial Rio Cachoeira se encontra na fase de terraplanagem. A obra, quem tem 18 meses para ser finalizada, é de responsabilidade da empresa Metro Engenharia.
Condomínio Vida Nova – Também na zona sul de Ilhéus e sob responsabilidade da construtora L Marquezzo, serão construídas 1.024 residências do Condomínio Vida Nova, no bairro Ilhéus II. Essas residências foram as últimas contratadas nesta segunda fase do Minha Casa, Minha Vida. A empresa responsável está prestes a iniciar o trabalho de terraplanagem no terreno escolhido.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...