sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Defesa Civil de Ilhéus em alerta para atender atingidos pela chuva


Choveu, em 5 dias, 172 mm. Município já atendeu 46 notificações de deslizamentos, alagamento e casos de famílias desabrigadas
 O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou, desde a última segunda-feira, dia 15, até às 16 horas de quinta-feira, 18 de dezembro, 172 milímetros de chuva no território de Ilhéus. Por conta do alto índice pluviométrico, a Coordenação Municipal de Defesa Civil órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), permanece de plantão atendendo as solicitações da população.
Até a tarde de quinta-feira (dia 18), o órgão registrou 46 notificações de alagamentos, deslizamentos de terra e um caso em que uma casa foi destruída pela chuva. Segundo o agente de Defesa Civil Joandre Neres, ainda há situações não notificadas. Para acionar a coordenação, o cidadão deve telefonar para os números (73) 88818500 (neste número, são aceitas ligações a cobrar durante o dia e a noite) e 32343597.
Quando notificada, a Defesa Civil se desloca até o local, avalia a situação, se necessário, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, isola a área e orienta os moradores. Segundo o agente de defesa Joandre Neres, a Sedur está colocando lonas em morros, para evitar deslizamentos. Além disso, bueiros estão sendo desentupidos para diminuir os pontos de alagamento.
Levantamento – De acordo com o levantamento do órgão, os locais mais atingidos nesta semana foram o Malhado; a Rua Velosa de Baixo, no Alto do Coqueiro (com quatro famílias desabrigadas); o Alto Nerival (com uma família desalojada); a Rua Boa Vista, no Nelson Costa e a Avenida Princesa Isabel (com três pontos de alagamento). Também ocorreram notificações na Vila Juerana (com 10 famílias desabrigadas); Rua Luiz Viana, no Alto Basílio (com uma casa destruída e uma família desabrigada); Rua da Jamaica, na Conquista; Palmares, no Alto do Basílio, com quatro ocorrências de deslizamentos. A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) orienta os desabrigados para que fiquem em casas de parentes e amigos.
Há notificações também de queda de árvores e interdição de pistas, como ocorreu, na madrugada de terça-feira, 16 de dezembro, no Banco da Vitória, quando a BR-415 (Ilhéus - Itabuna) ficou intransitável por três horas. Outro caso de interdição foi registrado no Bairro Nossa Senhora da Vitória, também na madrugada de terça-feira.
De acordo com a Coordenação de Defesa Civil, os moradores de áreas de risco, como morros, áreas baixas e próximas a rios devem tomar cuidados e ficar atentos a alguns sinais. Declive de postes de eletricidade e árvores, rachaduras em paredes e movimentos de terra são indicativos de riscos. Ao perceber alguns desses indícios, o morador deve avisar ao órgão e aguardar o atendimento longe do imóvel.
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...