quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O PIB de Ilhéus em ascensão com a Ponte Ilhéus Pontal


              Sem dúvidas que será um dos grandes passos para uma Ilhéus forte, trilhada por uma nova forma de desenvolvimento, necessário aos grandes projetos que aqui se instalarão nos próximos anos.
       É preciso entender o momento que vive a cidade de Ilhéus e a região cacaueira, transformações que vão desde setores como o imobiliário ao turístico. o projeto o Porto Sul, demanda de projetos infra-estruturais, como já apontam: construção de novo aeroporto, novo hospital regional, implantação de Universidade Federal, Ampliação de sede do SESC e SENAI,  duplicação da BR 415, construções de mais de 3.000 casas populares, onde a ponte de Ilhéus Pontal que beneficiará não só Ilhéus, mais cidade como Uma, Canavieiras entre outras.
        Já teve seu inicio de construção desde agosto último, e reflete bem a intencionalidade do governo nas contrapartidas para receber estruturadamente essa nova realidade da região cacaueira, que até pouco tempo, tinha na produção e comercialização do cacau seu único indicador do PIB. Se não bastasse, veio à crise da vassoura de bruxa, aliada a outros fatores negativos impostos pela própria dificuldade operacional, ocasionado no desfalecimento da renda per capita de Ilhéus e toda região.
        O setor imobiliário nunca esteve tão aquecido nos últimos tempos por aqui, isto mostra reflexos positivos que se está no caminho certo.  Em outros setores existem previsões de instalações empresariais e comerciais aqui na região, tudo nos leva a crer que é por conta desse conglomerado para os próximos anos, são tendências plurais que, em grosso modo, nos permitem pensar que Ilhéus e região têm tudo para desvencilhar desse passado presente que pairou e fulminante nos trouxe a crise do cacau, a qual nos mantém esperanças de inováveis ciclos produtivos, mais que provável jamais voltará a ser o que era.
   De certo que está ai novas possibilidades semeadas e promissoras de que o planejamento fora feito, é preciso sabiamente ser delineado, para que em tempo não muito distante possa ser transformado em produção e trabalho, para que Ilhéus e região voltem a ser, e por que não dizer, a mais importante em produção de recursos da Bahia, realinhando seu PIB e conduzindo a cidade de Ilhéus para ascensão, juntamente com a Ponte Ilhéus Pontal.

    Acredita-se que esta é a vontade de Ilhéus, do povo da região, que tende a caminhar para erguer a Bahia no seu mais alto patamar, seu lugar de origem, não esquecendo que o resultado maior é respaldado na intenção de traçar para a família baiana futuro com mais dignidade e condições de viver melhor.

Texto: Roberto de Jesus, 
           Líder Comunitário/discente do Curso de Ciências Sociais da Uesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...