quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Zona Sul há 03 dias sem água

A zona sul de Ilhéus se encontra sem água, segundo moradores contatados de vários bairros há mais de três dias, isto está ocorrendo segundo a, Embasa por que o distrito de Rio do Engenho, localizado na zona sul da cidade se encontra sem energia, e a adutora que capta a água ficou sem condições de funcionamento desde então. Em contato com o Gerente da Embasa em Ilhéus, ele confirmou a falta de água nesses bairros e disse que já contatou com a COELBA para que resolvesse a falta de energia no local a fim de que a Embasa possa colocar seus equipamentos para funcionar e normalizar a situação, o que chama a atenção é que as informações distorce entre as duas prestadoras de serviços a população, ambas servem ao governo do Estado a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. – Embasa - é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica de direito privado, tendo como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia. Foi criada em 11 de maio de 1971 pela Lei Estadual 2.929 e incorporou, em 1975, como subsidiárias, as companhias até então responsáveis pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salvador e do interior do estado, as extintas Comae e Coseb. Os órgãos de deliberação superior da Embasa, definidos em seu estatuto social são: a Assembléia Geral dos Acionistas, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. Suas contas são fiscalizadas pelo Conselho Fiscal, o tribunal de Contas do Estado da Bahia, a Auditoria Geral do Estado e por auditoria externa independente. A administração desta empresa de grande porte segue o princípio da descentralização geográfica. A presença da Embasa, nos municípios onde atua, acontece por meio de treze unidades regionais (URs), no interior, e seis URs, nas regiões metropolitanas de Salvador, e de seus respectivos escritórios locais (ELs), a outra, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, distribuidora de energia elétrica no estado da Bahia, controlada pelo Grupo Neoenergia, um dos maiores investidores do setor elétrico brasileiro, a Coelba está presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, informações e dados sobre as respectivas foram tirados dos seus próprios sites, voltando as distorções de informações, coletadas junto as duas operadoras, pela Embasa justifica que há mais de três dias que foi detectado o problema  e reclamado a outra, enquanto a outra que é a Coelba, alegou através de reclamação através do protocolo nº 8054591245 hoje por volta de 11 e 45 da manhã, a funcionária do atendimento 0800.071.0800 da empresa Coelba, disse que as reclamações só aconteceram a partir das 23 horas de segunda feira (ontem), fica a dúvida, por quanto tempo a comunidade suporta ficar sem água para seus afazeres, (higiene, alimentação) entre suas necessidades básicas que dependem da água, parece que não foi feita comunicação rápida e eficaz a comunidade logo que foi detectado a problemática, a fim de que esses prejudicados façam suas contenções emergenciais, mesmo que essa população seja cercada de água tanto doce como salgada, acredita-se que necessitem de serviços educativos, efetivos na comunidade, de conscientizações rotineiras, na economia e no consumo desse bem comum, por outro lado, parece que a empresa que administra o resíduos líquido em Ilhéus,  sequer dispõem de plano Emergencial para essas ocasiões, pelo menos, parece não ser divulgado para a população, e a mesma sempre fica em falta do liquido precioso para o dia - dia da sua subsistência, espera-se que nas próximas horas seja regularizada, uma vez que a Coelba informou que desde as 11 horas da manhã equipes se encontram no local tentando resolver o problema da falta de energia que acabou deixando a zona sul de Ilhéus sem água há três dias.

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