terça-feira, 19 de agosto de 2014

Central de Abastecimento do Malhado reúne unidades de atendimento ao cidadão


Além de reparos na infraestrutura do local, foram inauguradas na central salas de Reuniões, da Vigilância Sanitária, de Combate à Dengue, do Condecon (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor), do Sindicato dos Feirantes”, e uma unidade de saúde. nos próximos dias será reinaugurado o posto policial.  
 Com o objetivo de melhorar as condições gerais da Central de Abastecimento do Malhado, visando beneficiar feirantes e consumidores, uma série de ações vem sendo executada no local pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), em parceria com outras secretarias e diversos órgãos e entidades. Nos próximos dias, como parte desses esforços, será reinaugurado o posto policial do espaço, que passou por uma ampla reforma, incluindo pintura geral, conserto do telhado e revisão nos sistemas elétrico e hidráulico, além da construção de uma cozinha.
O titular da Sedic, Roberto Garcia, lembra que no último dia 5 foi inaugurado na central um posto de saúde, que disponibiliza serviços de pediatria e clínica geral, além de procedimentos variados como vacinação, nebulização e aferição de pressão arterial, entre outros. “Além disso, tivemos também a inauguração das salas de Reuniões, da Vigilância Sanitária, de Combate à Dengue, do Condecon (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor) e do Sindicato dos Feirantes”, ressalta. Segundo ele, além de todos esses órgãos, a Guarda Municipal de Ilhéus também já se acha presente nas dependências da Central de Abastecimento.
Na avaliação do secretário, outra ação de grande importância é executada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e com outros órgãos do município, a exemplo do Conselho Tutelar, com a proposta de combater o trabalho e a prostituição infantis. “Esse esforço inclui a realização de diversas reuniões e palestras educativas”, esclarece o secretário municipal. Garcia afirma que também foram realizados no local, a reposição das lâmpadas dos pavilhões A, B e C e o fechamento de 16 boxes, que estavam abandonados e vinham servindo para a prática de atividades criminosas.
A diretora administrativa do espaço, Sandra Pimentel, garante que a proposta é trabalhar diariamente para melhorar as condições locais de venda e consumo na Central de Abastecimento do Malhado. “Nesse ponto, uma outra ação de grande importância é a organização do trânsito na localidade pela Sutran nos finais de semana, quando o fluxo de veículos aumenta de forma considerável na região”, acrescenta a diretora, reiterando que a diretoria administrativa conta com 34 servidores (22 na limpeza, seis na manutenção e seis na administração).
Requalificação - Orçado em 33 milhões de reais, o projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Malhado é resultado de uma grande parceria que envolve os governos municipal, estadual e federal. Segundo o presidente da CAR (Companhia de Ações Regionais), Vivaldo Mendonça, além de atender a todos os requisitos básicos de saúde e higiene, as futuras instalações da Central contarão com três pavilhões, sendo dois deles com andares superiores e o último com três andares. De acordo com Mendonça, o principal objetivo do projeto é promover uma completa requalificação do equipamento, abrindo novas oportunidades para os comerciantes que ali já se encontram instalados e, com isso, facilitando o acesso da população ilheense e do Sul da Bahia.
Entre diversos outros aspectos, o projeto prevê a cobertura do canal que passa em frente à central, uma antiga reivindicação dos comerciantes e moradores daquela localidade, assim como visa também atender todos aqueles que vendem seus produtos em barracas. Está prevista, ainda, a construção de um anfiteatro, a céu aberto, para apresentações culturais, acesso gratuito à internet, instalação de um parque infantil, área para estacionamento e arborização apropriada, entre outras benfeitorias, tudo isso visando garantir o conforto e a comodidade de comerciantes e das 25 mil pessoas, em média, que circulam pela central, semanalmente.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...