segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cinema nas escolas vira lei

*Por Cristovam Buarque
A presidenta da República, Dilma Rousseff, acaba de sancionar lei de minha autoria que obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas. A exibição obrigatória vai ajudar a escoar a produção brasileira, formar novas plateias e tonar as escolas mais atraentes para os alunos.
A maior parte da produção nacional é desconhecida dos estudantes brasileiros, que agora terão a chance de ver nossos filmes pelo menos duas horas por semana. Mas a exibição dos filmes será um desafio.
As escolas precisam se adaptar, especialmente em termos de sala de cinema e com equipamentos digitais modernos, compatíveis com a linguagem audiovisual. As salas vão precisar de novos DVS e TVs digitais, além de aparelho de som de qualidade.
Com os filmes nas escolas vamos ter a possibilidade de contribuir culturalmente para a formação social, a possibilidade de educar a criança para um olhar sobre a realidade brasileira, sobre o cinema brasileiro.
A maior dificuldade está nas escolas da área rural, onde não há equipamentos e pouca atenção do poder público. Mas existe solução. Basta ação conjunta dos governos federal, estaduais, municipais e da Ancine – Agência Nacional de cinema.
O Ministério da Educação também pode ajudar e dotar as escolas públicas do país com a infraestrutura necessária para que a lei possa ser cumprida e a produção cinematográfica chegar aos estudantes brasileiros, colaborando com a implantação da educação integral nas escolas de maneira atraente e eficaz sobre a realidade nacional.
*Cristovam Buarque é professor da UnB e senador pelo PDT-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...