sexta-feira, 27 de junho de 2014

Por dia, cerca de 8.500 veículos poderão trafegar pela nova ponte de Ilhéus





Futura Ponte de Ilhéus Pontal

 As obras da primeira ponte estaiada da Bahia, que fará a ligação entre centro da cidade e a zona sul, estão em andamento. Conforme o projeto, serão implantados dois vãos laterais de 42 metros cada, totalizando 308 metros e um vão central de 182 metros. A estrutura conta com quatro vias para veículos, uma para pedestres e outra para ciclistas.
 Ao considerar que a construção da nova ponte que vai interligar o centro de Ilhéus à zona sul do município é considerada um sonho alentado por vários anos pela população, o prefeito Jabes Ribeiro disse que é um grande investimento na área de mobilidade urbana, com recursos de quase R$ 200 milhões. “É uma obra esperada por muitos anos e inclusive até anunciada por alguns, mas só agora está sendo cumprida pelo governador Jaques Wagner. E já é uma realidade. Com certeza, ela irá melhorar a mobilidade do município”, afirmou.
Com cerca de 497 metros de extensão, a primeira ponte estaiada da Bahia pretende atender a uma antiga demanda de moradores e turistas. Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), responsável pela execução da obra, o prazo para a conclusão é de dois anos. A previsão é que vão trafegar por dia, pela nova ponte, cerca de 8.500 veículos. Atualmente, a única ligação entre o bairro de Pontal e o centro da cidade é a ponte Lomanto Júnior, local de permanentes congestionamentos.
A execução dos serviços de cravação da primeira camisa metálica em tubo de aço marcou o início da construção do equipamento, no ultimo dia 29 de maio. Segundo José Ubaldo de Brito, especialista em Obras Públicas do Derba, a estrutura é enterrada no solo para posterior instalação das armaduras de concreto. De acordo com o técnico, este tipo de construção foi escolhido pela possibilidade do vão livre, sem pilares, que permite ainda o tráfego de navios.
Conforme o projeto serão implantados dois vãos laterais de 42 metros cada, totalizando 308 metros e um vão central de 182 metros. A estrutura conta com quatro vias para veículos, uma para pedestres e outra para ciclistas. A obra prevê também a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da rodovia BA-001 está sendo edificada pela empresa Constran.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...