quarta-feira, 4 de junho de 2014

Conselho tutelar de Ilhéus conta com psicólogo e assistente social

Os profissionais, que fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), em conjunto com os 10 conselheiros, desenvolvem um trabalho de atenção às crianças e adolescentes vítimas de violência e atuam na orientação das famílias dos menores.
O Conselho Tutelar de Ilhéus conta com um profissional de psicologia e outro de assistência social que, em conjunto com os 10 conselheiros, desenvolvem um trabalho de atenção às crianças e adolescentes vítimas de violência. Os profissionais, que fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), também atuam na orientação das famílias dos menores atendidos. A entidade funciona das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, no número 18 da Travessa Lusitânia, da Rua Dom Manoel Paiva (antiga Rua do Café).
Conforme explica o titular da SDS, Jamil Ocké, “a inclusão desses profissionais na equipe aperfeiçoa o serviço prestado, pois o conhecimento de causa que eles possuem, fortalece o serviço e garante um melhor atendimento aos usuários”.  O Conselho Tutelar de Ilhéus trabalha em casos de violação de direitos da criança e do adolescente, intervindo, entre outras, em situações de negligência familiar e de afastamento dos jovens da escola. A instituição atua, ainda, na produção de requisições de serviços no âmbito da saúde, solicitação de documentos e encaminhamentos para os diversos programas existentes na SDS.
O conselho mantém parceria institucional com diversos órgãos, a exemplo do Ministério Público, Vara da Infância e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Para ampliar a comunicação com a população, o conselho mantém o Disque 100. Há também os números que ficam disponíveis 24 horas por dia: 73-8881-9895 e 73-8881-7733, para a região Norte/Oeste da cidade. Já para a região Centro/Sul, estão disponíveis os números 73-8881-7470 e 73-8881-8535.
Com participação direta da comunidade, o Conselho Tutelar passa por eleições a cada quatro anos. Além de contribuir para a execução de novas políticas, a entidade propõe ações capazes de amenizar o número de vítimas da violência e da exploração em geral. Vale ressaltar que esse conselho não trabalha com menores infratores e não tem poder de juiz.
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...