terça-feira, 20 de maio de 2014

Unidade especializada atende idosos, diabéticos e hipertensos em Ilhéus


 Festa das Mães,ABB.Ilheus-  Imagem divulgação 
A unidade especializada conta com equipe interdisciplinar formada por cardiologista, endocrinologista, clínico geral, psicólogo, assistente social, enfermeiras, nutricionista e educador físico.
 O Centro de Atendimento do Diabético, Hipertenso e Idoso de Ilhéus (Cadhii), mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), desenvolve atividades sociais e educativas. A unidade especializada que funciona na Avenida Soares Lopes, 1.032, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, conta com palestras e oficinas focando sempre o bem estar biopsicossocial do idoso. Além do tratamento médico e uso de medicamentos para controlar as doenças, os técnicos orientam hábitos saudáveis.
Ainda, o centro promove atividades lúdicas e recreativas em datas comemorativas, como Carnaval, Dia do Idoso, São João, 7 de Setembro e Natal. Na última quinta-feira, dia 15, a Cadhii promoveu, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), um café da manhã em comemoração ao Dia das Mães, com distribuição de brindes. O evento contou com a presença da equipe e familiares dos pacientes.
Por ser um centro de referência, os pacientes que participam das atividades são encaminhados pelas unidades básicas de saúde do município, por meio de triagem previamente. O Cadhii é uma unidade de média complexidade e conta com equipe multidisciplinar formada por nutricionista, endocrinologista, cardiologista, clínico geral, assistente social, psicólogo, enfermeiras, educador físico e estagiárias.
 A psicóloga Aparecida Darcy Santos informou que “oferecemos aos pacientes atividades físicas regulares, todas as terças e quintas-feiras, das 7 às 9 horas, no ginásio de esportes Herval Soledade, através do grupo ‘De Bem Com a Vida’, formado por 150 integrantes”, ressaltou.
De acordo com a psicóloga, o Cadhii conta com o suporte dos profissionais como Cássia Simone Moreira (enfermeira), Andréa Moutinho (assistente social) e Ednágila Pinheiro (educadora física). “Temos um calendário diversificado de eventos para proporcionar aos hipertensos e diabéticos uma melhor qualidade de vida”, contou.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...