terça-feira, 6 de maio de 2014

Saúde de Ilhéus alerta sobre a importância da vacina contra o HPV

A campanha de imunização contra o HPV, direcionada a meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, nas escolas públicas e privadas de Ilhéus é continua até vacinar todas na faixa etária.
 O HPV é uma doença típica das mulheres e sua transmissão ocorre no contato sexual, devendo as precauções ser adotadas desde cedo. Desde a primeira quinzena de abril, 63,01% do público alvo já foram imunizados. A campanha continua em todos os postos de saúde do município.
 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desde o início da vacinação contra o HPV, na primeira quinzena de abril passado, já atendeu 63,01% do público alvo, ou seja, 3.180 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Entretanto, a supervisora de imunização,Walkíria Souza de Freitas Cardeal, alerta que esta não é uma campanha temporária, como várias outras, o que significa dizer que, as garotas que ainda não se dirigiram aos postos de saúde, devem fazê-lo para ficar protegidas contra o vírus HPV, que é a principal causa do câncer do colo de útero, e também o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.
Já incluída na rotina de imunização do adolescente, Walkíria Souza destaca a importância da busca pelas meninas na referida faixa etária, uma vez que a vacina HPV possui o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, e além do mais, na rede particular, a mesma vacina tem um custo individual de R$ 500,00, “e cada uma menina tem que tomar três doses para garantir a defesa do organismo, o que equivale a um investimento total de R$ 1.500,00”, afirmou. Ressalta a supervisora de imunização, que, após a primeira vacina, a segunda deverá ocorrer após seis meses, e a última somente cinco anos depois da primeira.
As vacinas continuam disponíveis em unidades como CAE III (antigo Sesp), Salobrinho, Sarah Kubitschek, Centro Social Urbano (CSU), Programas Saúde da Família (PSFs), Nossa Senhora da Vitória, nos dois turnos, manhã e tarde.  Iguape, Almiro Vinhais (AvenidaPrincesa Isabel), e Centro de Saúde Dr. Euler Ázaro (Vilela), pela manhã, Policlínica da Conquista, Centro de Saúde Nelson Costa, Posto Saúde da família de Ilhéus II, Olivença, Vila Cachoeira e o do Hernani Sá.
HPV – O HPV é transmitido às mulheres no contato direto da pele ou de mucosas infectadas através das relações sexuais, transmitindo-se com muita facilidade, sendo, por isso, considerada a mais comum em todo o mundo. Embora o HPV seja bastante perigoso, na maioria dos casos, a cura ocorre espontaneamente, mas, em contrapartida, em outras mulheres, além de produzir lesões, há a possibilidade de se desencadear o câncer de colo do útero, e ainda pode ser transmitido da mãe para o filho durante o parto.
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...