quarta-feira, 30 de abril de 2014

Show na Soares Lopes abrem as comemorações pelo Dia do Trabalhador em Ilhéus


A festa promovida pelos sindicatos associados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), acontece nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 18 horas, com shows das bandas Armandinho Dodô & Osmar e Di Balada.
 Uma festa promovida pelos sindicatos de Ilhéus afiliados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) abre as comemorações pelo 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, no município. Nesta quarta-feira, dia 30, profissionais de todas as classes poderão participam do show das bandas Armandinho Dodô & Osmar e Di Balada, a partir das 18 horas, em um palco montando na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral São Sebastião. 
Fazem parte da CTB os sindicatos dos Bancários, dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica (Stin), dos Trabalhadores da Construção Civil (Sitrica), dos Trabalhadores da Indústria do Cacau (Sindicacau) e do SindiBorracha.
História – Em 1886, trabalhadores americanos realizaram uma manifestação nas ruas de Chicago, com a finalidade de reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e a participação de milhares de pessoas. Nesse dia, teve início uma greve geral nos país. No dia 3 de maiohouve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes.
No dia seguinte, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, terminando com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como Revolta de Haymarkt.
Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas oito horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Em 1º de maio de 1891, uma manifestação no norte da França foi dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serviu para reforçar a data como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...