quinta-feira, 3 de abril de 2014

Princípios básicos da Liofilização serão apresentados em seminário na Ceplac

Será realizado no próximo dia 09 de abril, as 9 horas, no auditório da Ceplac, no Centro de Pesquisas do Cacau, um seminário onde serão apresentados os princípios básicos da liofilização, técnica de secagem de alimentos por meio da técnica da criodesidratação, em que se retira do produto congelado toda água, que sai do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido. A técnica permite maior conservação do produtos liofilizado e pode ser adotada na produção de derivados do cacau.


O seminário é aberto e prevê discussão e troca de experiência entre os participantes. Serão apresentados conceitos e definições e as vantagens de se fazer uma liofilização. Serão mostradas as etapas da liofilização - congelamento, secagem primária e secundária -; ferramentas para o desenvolvimento de protocolos e armazenamento do produto liofilizado.

Segundo Karina Perez Gramacho, pesquisadora e Coordenadora da especialidade de Biotecnologia do Cepec, que a técnica de liofilizar apresenta várias vantagens. “Uma das vantagens é o armazenamento do produto que, desde que não haja entrada de ar, vai se conservar por muito mais tempo”, assegurou.


Na opinião de Karina Gramacho, essa técnica pode ser útil ao produtor de cacau. “É importante que o cacauicultor conheça essa técnica visando futuramente, se necessário, liofilizar os produtos derivados do cacau”.

O seminário, que será ministrado pela gerente de produto da Christ no Brasil – empresa que vende liofilizadores –, a bióloga e mestre em Biotecnologia pela USP, Roberta Novaes, é aberto ao público e visa atingir produtores, estudantes e profissionais que tenham interesse sobre o tema.

As inscrições serão feitas no dia e local do evento.

 
 
  Jornalista/Sueba: José Carlos Peixoto
Reportagem: José Hamilton
Fotos: Águido Ferreira
Assessoria de Comunicação da Ceplac 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...