sexta-feira, 14 de março de 2014

SP TEM 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AMIGOS DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

SP tem 1º Simpósio Internacional de Amigos dos Alcoólicos Anônimos

A cidade de São Paulo será sede neste sábado, 15 de março, do 1º Simpósio Internacional de Amigos dos Alcoólicos Anônimos.
O evento, promovido pelo AA Brasil em conjunto com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Coordenação de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, tem como objetivo fortalecer a aproximação das redes de apoio com os grupos independentes e médicos brasileiros, como já acontece em outros países onde os Alcoólicos Anônimos atuam.
Com o tema “Construindo Pontes para a Recuperação”, a seminário contará com a participação do ativista norte-americano Ben Bass, diretor-executivo do “Recovery Alliance of El Paso” (Texas, EUA).
Ben Bass é um defensor dos direitos das pessoas que buscam a recuperação do alcoolismo e da dependência química. Em recuperação desde 1987,  já atuou como presidente, diretor e membro de conselho em uma série de instituições de apoio às pessoas em recuperação do consumo de álcool e outras drogas, incluindo projetos do governo do Estado do Texas.
Por seu trabalho na área,  Bass recebeu da Casa Branca o prêmio “Presidential Champion of Change”, concedido pelo Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas, do governo dos Estados Unidos.
“Este seminário é uma oportunidade ímpar para que possamos disseminar o conceito de recuperação (‘Recovery’) na área de dependência química. Todo o alcoolista ou usuário de droga é um doente crônico e a recuperação consiste em uma série de etapas que vão muito além da desintoxicação”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor da Unifesp e presidente da SPDM, que também participará do evento.
O simpósio acontece das 8h30 às 17h30 na Faculdade São Bento, que fica no Largo São Bento, s/n, em frente ao Metrô São Bento, centro da capital. Como as vagas presenciais estão esgotadas, haverá transmissão ao vivo pelo site da SPDM.

Ronaldo Laranjeira

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1982, com residência em psiquiatria pela mesma instituição. Fez o PhD em Psiquiatria na Universidade de Londres (Maudsley Hospital) no setor de Dependência Química.  Após o seu regresso, fundou o UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), projeto que começou como uma casa de apoio assistencial com o enfoque no alcoolismo e dependentes de outras drogas, e tornou-se um dos centros mais reconhecidos do Brasil. Sua equipe coordena vários serviços na área de dependência química e participa da gestão do AME-Psiquiatria, na Vila Maria.
Atualmente é presidente da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, diretor do  INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas) do CNPq e coordena a UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas). Tem grande experiência na área de tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização nessa área, com mais de 1.000 alunos do Brasil inteiro formados. Tem mais de 180 artigos científicos publicados.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Assessoria de Imprensa
(11) 5083-2797

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...