sábado, 22 de março de 2014

FIPE apresenta resultado de auditoria sobre o transporte coletivo em Ilhéus

Participaram da audiência pú¦blica vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e de diversas entidades - Foto Gildezo Santos
 O prefeito disse que, apesar das recomendações da auditoria e da ação judicial das empresas, ainda vai decidir, após analisar os resultados dos estudos e as condições objetivas do município, se autorizará ou não o reajuste da tarifa.
 A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição vinculada à Universidade de São Paulo (USP), apresentou na sexta-feira, 21, o resultado da análise do contrato de concessão e da planilha de custos do sistema de transporte coletivo de Ilhéus, estudo encomendado pela Prefeitura Municipal no segundo semestre de 2013. O prefeito Jabes Ribeiro acompanhou a apresentação, ao lado dos secretários municipais e do vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), e deixou claro que somente após a análise do relatório pelos técnicos da Prefeitura e de estudos sobre possíveis melhorias no sistema, é que vai decidir se autoriza ou não qualquer aumento na tarifa. “Não aceitaremos pressão de ninguém, mas faremos tudo pensando na equação tarifa justa mais prestação de um serviço de qualidade à população”, enfatizou o prefeito. Participaram da audiência, representantes da sociedade civil organizada, de clubes de serviço, além de populares e integrantes de associações de bairro.
O relatório foi apresentado pelo professor André Luis Squarize Chagas, doutor em Economia pela USP e pesquisador da área de economia regional, que explicou a metodologia e principais conclusões do estudo, entre eles a equação para a formação da tarifa do transporte coletivo. Levando em conta custos como mão de obra, combustível, tributos, remuneração do capital, depreciação dos veículos, dentre outros, a Fipe chegou à estimativa de que a tarifa em Ilhéus atualmente poderia ser de R$ 2,63. O estudo analisou também a inclusão da gratuidade para usuários entre 60 e 64 anos, concluindo que elevaria a tarifa para R$ 2,70.
A definição desses valores, segundo André Chagas, é resultado do cruzamento de dados econômicos, sociais e geográficos. “Algumas características de Ilhéus impõem custos específicos para a regulação tarifária, entre elas as grandes distâncias que os veículos têm que percorrer e a queda de receita provocada pela redução do número de passageiros nos últimos anos”, pontuou o professor.  Ao final da apresentação, ele fez algumas recomendações para a melhoria e racionalização do sistema de transportes, entre as quais implantação de vias exclusivas para ônibus, coibir serviços clandestinos, acompanhamento dos preços dos contratos (combustíveis, salários etc).
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...