terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Unidade de Saúde de Banco Central passará por ampliação e reforma

 Segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade desativada pela gestão anterior se encontra totalmente inapropriada para a prestação de serviços à população. A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano é que as intervenções tenham início em 15 dias.
 Após a entrega de três unidades de saúde de Ilhéus totalmente reformadas neste ano, a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está tomando as devidas providências para promover o funcionamento do posto do distrito de Banco Central, que foi desativado pela gestão passada. A previsão é que em 15 dias tenham início as intervenções, que consistem em ampliação do prédio e recuperação de instalações.
Na última semana, uma equipe técnica da Sesau esteve no local para identificar as intervenções que devem ser realizadas no prédio, de modo que seja adequado ao atendimento da população. Segundo relatório apresentado pelos profissionais da secretaria, a unidade se encontra totalmente inapropriada para a prestação de serviços de saúde. “O telhado está desabando, as janelas estão quebradas e os sanitários estão desativados”.
 Ainda, segundo a diretora da Atenção Básica da Sesau, Barbara Christian, “os equipamentos apresentam defeito, outros precisando de limpeza e revisão, móveis em péssima condição, que deverão trocados por novos após as obras”. A diretora também informa que foi encontrado no local, medicamentos com prazo de validade próximo do vencimento. “Assim, foi necessário retirar alguns aparelhos, medicamentos e materiais para que possam ser feitas as intervenções na da unidade de saúde”, ressalta Bárbara Christian.  
Unidades entregues – O Centro de Saúde do Bairro Ilhéus II, localizado na zona sul, e a Unidade de Saúde do Alto do Basílio, constituída por duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF I e II), foram reinauguradas este ano e já estão atendendo à população, com equipes coordenadas por profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Nos postos, a população tem acesso a serviços dos programas pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento da criança e preventivo de câncer ginecológico.
Outros programas disponíveis nas unidades são o de saúde do homem e do adolescente, hiperdia (hipertensos e diabéticos) e de imunização.  Também são oferecidos serviços do atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que viabiliza atendimento de fisioterapia, psiquiatria, psicologia, nutrição, serviço social, entre outros.
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...