segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Segunda Feira Criativa do Pontal ocorre de 1º a 4 de março

Praça São João Batista - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)
O evento será aberto no próximo sábado, dia 1º de março, a partir das 17 horas. A proposta é que a iniciativa tenha um caráter cultural e de negócios, possibilitando, com isso, a valorização das manifestações populares e o incremento da economia local.
 Além dos shows que acontecerão na Avenida Soares Lopes, reunindo diversas bandas locais, ilheenses e visitantes terão, no período do Carnaval deste ano (1º a 4 de março), outra opção de lazer que vai ocorrer na Praça São João Batista, no Bairro do Pontal, Zona Sul de Ilhéus. Trata-se da segunda edição da Feira Integrada de Artes e Negócios, uma das iniciativas do Pontal Criativo, projeto de desenvolvimento sustentável baseado no talento da própria comunidade com o objetivo de encontrar soluções para seus problemas, ampliando, entre outros aspectos, as oportunidades de geração de emprego e renda.
De acordo com um dos líderes do Movimento Pontalense de Cidadania, o ex-vice-prefeito do município, Henrique Abobreira, a feira criativa será aberta às 17 horas deste sábado, dia 1º de março. “A nossa proposta é que essa iniciativa tenha um caráter cultural e de negócios, possibilitando, com isso, a valorização das manifestações populares e o incremento da economia local”, comenta. Entre outros, prossegue Abobreira, ilheenses e turistas terão a oportunidade de conferir estandes de artes plásticas, artesanato e alimentos em geral.
Henrique Abobreira reitera que a proposta de transformar o Pontal em um bairro criativo conta com a adesão dos moradores locais. “Nesse ponto, também não posso deixar de ressaltar o apoio incondicional do prefeito Jabes Ribeiro e de todo o seu secretariado. A maior prova disso é que, em todas as reuniões realizadas até aqui, sempre tivemos a presença de representantes do Executivo municipal”, completa. Abobreira salienta ainda que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto da Feira Integrada de Artes e Negócios (Feira Criativa do Pontal) também trabalha para oferecer minicursos aos expositores, como formação de preços, arrumação de estandes e higiene de alimentos.
Projeto Maior - A Feira Integrada de Artes e Negócios é parte de um projeto maior que visa transformar o Pontal em um bairro criativo. Além da feira, o projeto também contempla o Festival Gastronômico da Mata ao Mar, a revitalização da área que abrigava o antigo Clube Social do Pontal (CSP) e a reforma completa da Praça São João Batista, uma das mais importantes e tradicionais da cidade. Esta última intervenção está sob a responsabilidade do Grupo Cidadelle, que aderiu ao programa “Adote uma Praça”, instituído pelo prefeito Jabes Ribeiro. Baseado no desejo da comunidade, a recuperação da praça obedecerá a projeto da arquiteta Simone Flores, que possui um escritório          no bairro e aceitou a formatação de uma parceria, doando a planta arquitetônica.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através de suas diversas secretarias, e do Sebrae, que subsidia tecnicamente a iniciativa, o Projeto Pontal Criativo está sendo realizado pela própria população local, em parceria com diversas entidades, como o Movimento Pontalense de Cidadania, a Associação de Moradores do Pontal (Amop), o Instituto Nossa Ilhéus e a Casa da Cultura Popular (Casar), entre diversas outras.
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...