sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Seduc reforça alimentação escolar durante período de reposição de aulas

Seduc reforça alimentação escolar durante período de reposição de aulas
Nas unidades educacionais que estão fazendo a reposição das aulas no sistema de dois turnos, os estudantes recebem com três refeições diárias. O cardápio atende as recomendações do Governo Federal, que levam em consideração o teor de calorias e o percentual médio de nutrientes.
A Secretaria de Educação de Ilhéus está reforçando a alimentação escolar neste período de reposição de aulas. Em algumas unidades de ensino, a maioria delas localizada na zona rural do município, a reposição acontece no sistema de dois turnos e se estende até o próximo dia 5 de abril. A titular da pasta, Marlúcia Rocha, ressalta, entretanto, que algumas turmas que também estavam sendo beneficiados pelo calendário de reposição concluíram o ano letivo de 2013 em janeiro e outras terminarão neste mês fevereiro.
De acordo com a nutricionista da Prefeitura de Ilhéus, Pollyanna Costa, nas escolas que estão fazendo a reposição das aulas no sistema de dois turnos, os estudantes recebem três refeições diárias. “No início do dia, logo após o aluno chegar à escola, é servido um lanche. Por volta do meio-dia, o almoço e, no final dos dois turnos, um segundo lanche”, explica.
Segundo Pollyanna Costa, o cardápio de lanches inclui diversas possibilidades, como suco com pães e achocolatado com biscoitos. Já o cardápio de almoços, prossegue a nutricionista da prefeitura, abrange opções como frango com macarrão e ensopado de carne, arroz e salada. A nutricionista enfatiza que o cardápio utilizado pela rede municipal de ensino atende as recomendações do Governo Federal, que levam em consideração o teor de calorias e o percentual médio de nutrientes.
Segundo a profissional, o cardápio, que durante o período normal de aulas alterna o oferecimento de lanches e almoços, foi construído a partir da preocupação com a taxa de lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. “Tudo para que o nosso alunado tenha, no seu dia a dia, uma alimentação saudável e nutritiva, capaz de contribuir para a melhor aprendizagem possível”, diz a nutricionista, ressaltando que a merenda escolar trabalha com pães, aveia, frutas, iogurtes, biscoitos, arroz, feijão, carne, frango, legumes e verduras.
Reestruturação – Em Ilhéus, a regularização da distribuição da merenda escolar contemplou 51 escolas, favorecendo 24.345 alunos. A retomada só foi possível em virtude do pagamento de uma dívida de R$ 638.286,73, deixada pela gestão anterior, ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, considera que a regularização da merenda escolar representou um passo de grande importância para a reestruturação da rede municipal de educação de Ilhéus.
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...