sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Programa Educação no Trânsito capacita professores da rede municipal de ensino de Ilhéus

O trabalho é fruto da parceria entre a Superintendência  de Trânsito e Transportes de Ilhéus e a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de transformar professores em mediadores de informações sobre as normas, regras e leis de trânsito.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Sutran) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) iniciou nesta sexta-feira, dia 21, um programa de Educação no Trânsito com o objetivo de passar aos professores conhecimentos básicos e essenciais para ser ministrado nas unidades educacionais de Ilhéus. A primeira escola contemplada com a atividade foi a Heitor Dias, onde foram realizadas palestras e oficinas com aulas práticas para que o professor possa levar para o dia a dia dos seus alunos as normas de trânsito. O projeto se estenderá às unidades das redes estadual e privada.
Segundo o titular da Sutran, Eliezer Ribeiro, o órgão está fazendo o trabalho de orientador para que os professores sejam mediadores das informações sobre a temática e os alunos multiplicadores, passando o que aprenderem em sala de aula para seus pais, vizinhos e amigos. “Formamos uma parceria com a secretaria de Educação com o objetivo de capacitar os educadores a inserir as normas, regras e leis de trânsito no conteúdo escolar”, observa Ribeiro. “O trabalho está sendo focado na conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e, principalmente, na prevenção de acidentes”, conclui.
A professora Alba de Cristo conta a importância da capacitação para a formação cognitiva e cultural dos alunos. “Essas informações devem ser transmitidas logo no ensino básico, continuando no fundamental e médio”, destaca. “Vou ministrar esses conhecimentos da melhor maneira possível, mostrando que desde cedo se deve aprender a respeitar os sinais de trânsito”, afirma.
Outra profissional, Maria das Dores Azevedo, que trabalha com a educação há 20 anos, ressalta a influência do professor na vida do educando.  “Somos muito importantes porque nós fazemos parte da educação dessas crianças, de modo geral; então cabe a nós o aprofundamento das questões que fazem parte do  cotidiano das cidades,  como as leis de trânsito”, ressalta, pontuando atitudes que vai levar para sala de aula: “não ficar no asfalto, respeitar a sinalização, a forma correta de atravessar a rua”.
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...