sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Nova ponte terá obra acelerada a partir de março

Prefeito Jabes Ribeiro e Eracy Lafuente da Casa Civil no Palácio Paranaguá - Foto Alfredo Filho (Secom Ilhéus)
O prefeito Jabes Ribeiro recebeu a garantia de que a partir de março, a obra da ponte entre o centro de Ilhéus e o Pontal ganhará novo impulso e que também no próximo mês será lançado o edital para construção do novo Hospital Regional, no Banco da Vitória
 Em encontro com o prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá, o coordenador executivo de Infraestrutura da Casa Civil do governo estadual, Eracy Lafuente, garantiu que neste próximo mês de março as obras de implantação da nova ponte entre o Centro de Ilhéus e o Pontal ganharão novo ritmo, uma vez que até lá todas as autorizações necessárias para o início da construção estarão emitidas. Outra informação importante repassada pelo integrante da Casa Civil foi em relação ao Hospital Regional, tendo ele assegurado até mês de março será lançado o edital para a construção do estabelecimento, que tem um investimento estimado em R$ 120 milhões (entre a obra física e os equipamentos) e a capacidade de abrigar 294 leitos.
O prefeito Jabes Ribeiro manifestou sua satisfação com as informações recebidas, observando que a ponte e o novo hospital são um antigo sonho da população ilheense e que existe uma ansiedade natural de todos para que as obras sejam iniciadas o mais rapidamente possível. “Temos dito que a implementação destas obras, ao lado de outras, a exemplo do novo aeroporto Internacional e a duplicação da BR-415, é uma das razões para que sejamos otimistas em relação ao futuro de Ilhéus. Estes investimentos, junto com o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, serão capazes de produzir grandes transformações positivas em Ilhéus e em toda a região”, acrescentou o prefeito. 
Em relação à nova ponte Eracy Lafuente informou que a necessidade das autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), ao lado de pequenas alterações no projeto original protelaram o início das obras, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Jaques Wagner em junho de 2013.  Mas o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil observou que, enquanto os estudos estavam sendo feitos, também estava em andamento e se encontra em fase de conclusão o plano logístico imprescindível para a implantação das fundações marítimas e os acessos terrestres da ponte, que dará mais celeridade ao projeto, a partir de agora, mantendo-se o prazo de 18 meses para sua conclusão.
AEROPORTO - O prefeito Jabes Ribeiro ainda recebeu informações muito positivas também a respeito de duas outras obras de grande porte, a duplicação da BR-415, no trecho entre Ilhéus e Itabuna, e a implantação do novo aeroporto Internacional. Os dois projetos passarão a ser conduzidos pelo governo estadual, por delegação das áreas federais afins, e, em relação ao aeroporto, Eracy Lafuente informou que sua localização nas proximidades da Ceplac, à margem da BR-415, vem sendo tratada como preferencial, embora ainda não se possa dizer que é definitiva. Ele ressaltou a importância do equipamento para toda a região sul, ao assegurar que o governo baiano está muito empenhado em vê-lo implantado o mais breve possível.
Quanto à duplicação da BR-415, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil disse ao prefeito de Ilhéus que todas as licenças ambientais já foram concedidas e assegurou que, tão logo o Governo Federal conclua o processo de delegação do projeto para a área estadual, será lançado o edital da obra, o que ele espera ser possível fazer ainda neste primeiro semestre.
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...