sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Deputada espera que nova lei agilize adoção de crianças com deficiência

Postado por Agencia da Câmara

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Arquivo/ Alexandra Martins
Nilda Gondim
Nilda Gondim: o processo de adoção é lento; crianças com deficiência enfrentam preconceito.
A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou o projeto de lei que estabelece prioridade para processos de adoção de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência ou doença crônica. A medida foi publicada, nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial da União (Lei12.955/14).
Segundo levantamento oficial, crianças e adolescentes com deficiência ou com doenças crônicas somam cerca de 10% dos brasileiros que se encontram em abrigos para adoção. A ideia é acelerar o andamento dos processos nos quais o adotado se encontre em uma dessas condições, mas sem ultrapassar nenhuma etapa ou flexibilizar os procedimentos.
A lei teve origem na proposta (PL 659/11) da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB) aprovadapela Câmara em agosto do ano passado. Gondim ressalta a importância da norma e conta que as famílias encontram obstáculos para efetivar a adoção. "O processo é muito lento, há muita burocracia. Além disso, as crianças e adolescentes com alguma deficiência já têm uma dificuldade tremenda porque, lamentavelmente, ainda existe discriminação”, lembra. “Com essa lei federal, os interessados terão condições de agilizar o processo", acrescenta.
O texto sancionado modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei8.069/90).
Da Redação – MO
Colaboração – Lara Silvério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...