segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cras-Olivença promove dia de lazer para idosos

Evento reuniu idosos atendidos em unidades do CRÁS de Ilhéus e de Ubatã - Foto SDS
O evento ocorreu na quarta-feira, dia 19, na Cabana Canoa, Colégio Estadual Jorge Calmon e no Balneário Tororomba. As ações incluíram café da manhã, almoço, diversas dinâmicas, atividades físicas na praia e na piscina natural.
Idosos dos grupos ‘Alegria de viver’, do Bairro de Olivença, e ‘Viver bem com a idade que tem’, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ubatã, participaram de um dia de lazer, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus, através do Cras-Olivença. O evento ocorreu na quarta-feira, dia 19, em três locais da comunidade: Cabana Canoa, Colégio Estadual Jorge Calmon e no Balneário Tororomba. As atividades incluíram café da manhã, almoço, diversas dinâmicas, atividades físicas na praia e na piscina natural.
 O evento contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, e de Ubatã, Mariele Rigor, e da prefeita do município convidado, Siméia Queiroz.  “A promoção de atividades de integração é muito importante para a troca de experiências e de aprendizados entre os profissionais e cidadãos atendidos pelos programas públicos”, afirmou a prefeita. “O convite feito pelo Cras de Olivença foi muito bem recebido e nós estamos satisfeitos com o resultado dessa integração, pois muitos dos nossos idosos nunca estiveram na praia”, completou a secretária, Siméia Queiróz.
 Do mesmo modo, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Olivença, Isabel Mendonça, destacou a importância do encontro entre os Cras dos dois municípios. “O dia foi gratificante e o nosso grupo foi convidado a retribuir a visita à Ubatã, que será realizada em breve”, frisou.
 Proteção e enfrentamento – O Cras é um programa do Governo Federal que associa ações de proteção e enfrentamento às situações de risco em áreas georeferenciadas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos nas famílias e comunidades. Entre as atividades, o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes na localidade em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades do Centro de Referência podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.
O programa funciona como a porta de entrada para os serviços prestados pela SDS, oferecendo orientação e proteção básica aos cidadãos que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Ainda, o Cras disponibiliza aos usuários atendimento psicossocial e encaminhamento a diferentes tipos de programas da secretaria. O Centro de Referência também possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
 ASCOM SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...