terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Balcão do Emprego insere 400 ilheenses no mercado de trabalho em 2013

Comercio de Ilhéus - foto: Gidelzo Silva - Secom Ilhéus
O serviço é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que amplia o acesso da cidadão ao mercado de trabalho, através da parceria com empresas, fábricas e comércio da cidade.
 Com 470 pessoas empregadas em 2013, o Balcão de Emprego segue cadastrando candidatos para diversos setores do mercado de trabalho, como comércio, indústria e construção civil. Com a chegada de 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) está confiante de que o ano será promissor. Entre os motivos para tamanho otimismo, o secretário Jamil Ocké cita os crescentes investimentos imobiliários, as boas perspectivas do comércio e a execução de obras estruturantes, como a construção da segunda Ponte Centro/Zona Sul, do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).  
Outro dado que reforça o otimismo do governo municipal com relação ao crescimento dos empregos na cidade diz respeito ao número de empresas formalizadas em Ilhéus no ano passado. Segundo dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), só em 2013 foram 2.028 novas empresas, considerando as áreas de serviço, comércio, micro e pequenas empresas, bem como a regularização de atividades do empreendedorismo individual. Calcado nestes números, o município figura entre as 12 regiões administrativas do Estado que mais se destacaram na constituição de empresas. A primeira é a região metropolitana de Salvador, que totalizou 29.929 formalizações.
Ao analisar esses números, o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), chama atenção para o fato de que isso representa, a longo prazo, uma movimentação na dinâmica econômica e uma maior oferta de emprego. “Esses números entretanto, mostram o total de empresas formalizadas, não implicando, necessariamente, que todas essas unidades já estão na ativa. Apesar disso, eles sinalizam a potencialidade do município para a atração de investimentos”, explica o vice-prefeito de Ilhéus.
Balcão - O Balcão de Emprego é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ilhéus que promove a intermediação entre o trabalhador e o empresário. O atendimento ao cidadão é realizado na sede da secretaria – Rua Mário Alfredo, s/n, Avenida Itabuna, no período das 7 às 14 horas.  
Durante toda a semana, os agentes da SDS cadastram os candidatos para as diversas áreas de atuação. De acordo com Jamil Ocké, o Balcão disponibiliza um banco de dados para facilitar a relação entre o candidato e o empregador. “O serviço é uma iniciativa que permite aos ilheenses um maior acesso ao mercado de trabalho, através da parceria da nossa secretaria com empresas, fábricas e comércio da cidade”, acrescenta. 
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...