terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tradição de mais de 150 anos é mantida com Levada do Mastro de São Sebastião








A população de Canavieiras manteve o sucesso da tradição com a Levada do Mastro de São Sebastião, realizada no sábado, deu inicio ás 20 horas, com a saída do Cais do Porto, no Sítio Histórico. Até chegar à Praça da Capelinha, o cortejo com o Mastro, ou “Pau de Bastião”, como é carinhosamente chamado, percorreu as principais ruas da cidade, com muita alegria.
À frente do cortejo, o Estandarte com a foto de São Sebastião, seguido das autoridades e as Filarmônicas Lyra do Commercio e 2 de janeiro, que animavam os participantes e apreciadores em todo o percurso com dobrados e outros estilos musicais. Logo atrás, grande parte da população e o Mastro de São Sebastião, levado nos braços dos “carregadores”.
Enfeitado com folhas de mangues, reza a lenda que às pessoas de fé bastam retirar uma daquelas folhinhas e guardar na carteira para que não tenham problemas financeiros durante todo o ano. As folhas também são tidas como miraculosas e “servem” para curar os mais diversos tipos de males que acometem os fiéis.
Este ano, o prefeito Almir Melo prestou todo o apoio para manter a tradição e a Prefeitura contratou o Trio Elétrico Axé & Cia e as bandas Tôa Tôa e Transa Nossa, para animar os festejos, após o mastro ser erguido na Praça da Capelinha. A população e os turistas participaram do evento, que somente terminou na madrugada de domingo.
Uma atração à parte no cortejo da Puxada do Mastro de São Sebastião são os capoeiristas, que realizam apresentações e o Boi Duro, considerado uma das mais bonitas tradições de Canavieiras. Os festejos a São Sebastião juntam o profano e o religioso em dois eventos distintos. O primeiro na Praça da Capelinha e o segundo na Capela de São Sebastião, no bairro do mesmo nome, também conhecido com Três Xis.
Ilha da Atalaia - No domingo, os festejos a São Sebastião ficam por conta da população do bairro da Ilha da Atalaia, na Igreja de Santo Antônio da Atalaia. No local são realizados dois eventos: um para os adultos e outro para as crianças, este com o objetivo de manter a tradição. Os mastros são enfeitados na rua do Camarão  e levados para a Praça da Igreja, onde são erguidos.
Segundo o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, a comunidade iniciou os festejos com a celebração de uma Missa – pelo padre Alaor, do Maranhão, que se encontra de férias da Atalaia – em homenagem a São Sebastião, e a benção dos alimentos no café-da-manhã. Enquanto os homens se dirigem à mata para a retirada do pau, as mulheres preparam os enfeites, com galhos de plantas medicinais.
Após erguer o mastro, os festejos tiveram continuidade com a apresentação do Boi Duro (Boi Estrela), criado pela própria comunidade, do Grupo Sambaê, com a presença do prefeito Almir Melo e convidados. A tradição manda que durante a retirada do pau, os machadeiros também façam uma “guerra de lama” entre eles.
ASCOM CANAVIEIRAS
Walmir Rosario


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...