sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Prefeitura garante que não há bloqueio a qualquer site ou blog

A Secretaria de Comunicação Social informa que não há bloqueio proposital a nenhum site ou blog no âmbito da Prefeitura de Ilhéus e que, pelo contrário, a liberdade de informação faz parte das orientações passadas pelo prefeito Jabes Ribeiro a todos os integrantes da atual administração municipal. A política de comunicação da Prefeitura de Ilhéus é democrática e não inclui em suas diretrizes nenhum tipo de censura de natureza política. E, além de ser uma prática que vai contra a determinação da administração municipal, com tantas facilidades de acesso à informação no mundo digital da atualidade, seria até ingenuidade tentar impedir que os servidores municipais acessassem qualquer veículo de comunicação.   

Além de observar que o provedor da Prefeitura é a empresa OI – que instalou um link de fibra ótica – a equipe técnica do suporte de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura assegura que todo o sistema de informática da administração municipal está aberto para qualquer auditoria feita por empresa qualificada, quando poderá ser constatada a inexistência de bloqueio direcionado a quaisquer veículos.
De acordo com a equipe da TI, o que pode acontecer é que algum blog, site ou qualquer outro meio digital possa sofrer bloqueios eventuais por iniciativa do firewall instalado no servidor para garantir a segurança do sistema, uma vez que ele, ao fazer a varredura automática, ao encontrar alguma das palavras chaves impede o acesso provisório. No caso de blogs e sites, o alerta pode ser acionado a partir de palavras encontradas no conteúdo dos posts, nas tags ou nos títulos.
Quando o filtro (firewall) encontra uma palavra que considera indevida – e é bom salientar que tais palavras não são determinadas pelos funcionários da Prefeitura e já constam da configuração padrão do software – ele promove o bloqueio automático. Em situações, assim, os funcionários da área de suporte de TI verificam o problema e fazem uma manobra “forçando” a liberação do acesso.
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...