quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Gerência de Ações Regionais beneficiou diversas estradas rurais em Ilhéus

 Patrolamento das estradas vicinais que ligam aos distritos de Aritaguá e Sambaituba - Foto Alfredo Filho - Secom
Gerente de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus, José Victor Pessoa
 
Antecipando o trabalho que deverá ser desenvolvido em 2014, o gerente de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus, José Victor Pessoa, destaca que vai priorizar as estradas que possuem linhas de ônibus.
 

Apesar das diversas dificuldades encontradas no início do ano pela atual gestão, como máquinas quebradas, desarticulação funcional e estradas em péssimo estado, o gerente de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus, José Victor Pessoa, considerou positivo o trabalho realizado em 2013. Segundo ele, mesmo com os inúmeros desafios, foi possível executar o patrolamento de cerca de 100 quilômetros e a recuperação (patrol e cascalho) de, aproximadamente, outros 80 quilômetros de estradas vicinais.

Em virtude do sucateamento do maquinário público, José Victor ressalta que contou com apenas uma patrol, duas retroescavadeiras e três caçambas para cuidar de 1.734 quilômetros de estradas. “Além disso, também tivemos este ano um inverno extremamente chuvoso, além de vários períodos de chuva ao longo do ano, o que dificultou bastante as operações cotidianas de manutenção e recuperação de estradas”.

Antecipando o trabalho que deverá ser desenvolvido em 2014, o gerente de Ações Regionais da Prefeitura de Ilhéus destaca que vai priorizar as estradas que possuem linhas de ônibus. “Na sequência, estaremos reforçando o trabalho de manutenção e de recuperação dos ramais”, afirma José Victor Pessoa, salientando que as intervenções objetivam facilitar à locomoção da população, bem como o escoamento da produção agrícola interiorana.

José Victor Pessoa lembra que a Gerência de Ações Regionais também auxilia outros órgãos na execução de diversos serviços públicos como coleta de lixo (exceto no litoral, Rodovia Ilhéus/Itabuna e Ilhéus/Aterro Sanitário), saneamento básico, manutenção dos serviços de iluminação, abastecimento de água, construção e recuperação de pontes e abertura, reabertura e limpeza de valetas, entre diversos outros serviços e ações.

Ações realizadas em 2013 (estradas) – Recuperação da estrada Iguape/Carobeira de Cima (6 quilômetros), da ladeira da estrada do Banco da Vitória/Sítio Iguape (1 quilômetro), da estrada Vila Olímpio/Ribeira das Pedras/Rodovia Ilhéus/Uruçuca (10 quilômetros), da estrada Olivença/Sapucaeira (8 quilômetros), de ladeiras na estrada do Retiro (1 quilômetro), de ladeiras na estrada da Lagoa Encantada (2 quilômetros), de ladeiras na estrada do Itariri até o aterro sanitário (1 quilômetro), de ladeiras na estrada do Rio do Engenho (1 quilômetro), de ruas em Pontas da Tulha (1 quilômetro) e da estrada do Banco do Pedro (4,5 quilômetros).

E mais: recuperação da estrada da Fazenda Renascer (4 quilômetros), da rua do Campo e início da rua Beira Rio em Salobrinho, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (1 quilômetro), da estrada Santaninha/Sapucaeira (em andamento, 8 quilômetros) e início da recuperação da estrada Iguape/Carobeira/Aritaguá (em andamento, 10 quilômetros) e estrada de Castelo Novo (7 quilômetros). José Victor Pessoa ressalta que, em muitas localidades, em virtude das fortes chuvas que incidiram sobre o município, os serviços serão refeitos.

Ainda, patrolamento da estrada Iguape/São João/Vila Vidal/Aritaguá/Sambaituba/Urucutuca/Campinhos/Vila Olímpio/Ribeira das Pedras/Rodovia Ilhéus-Uruçuca (29 quilômetros), reabertura e encascalhamento de rua em Ribeira das Pedras (1 quilômetro), patrolamento da estrada Itariri/Valão (4 quilômetros), patrolamento da estrada Ilhéus/Couto/Santo Antônio (9 quilômetros), colocação de tubos (10 metros) na estrada Itariri/Valão e patrolamento da estrada Santo Antônio/Rio do Engenho (7 quilômetros).

Também constam das realizações da Gerência de Ações Regionais em 2013 serviços como reposição de lâmpadas, relês e reatores em todos os distritos (iluminação pública), coleta de lixo, manutenção do serviço de abastecimento d’água, incluindo aquisição e conserto de bombas, saneamento básico em Cachoeira (em andamento), coleta de entulhos, limpeza de lixeiras, retirada de baronesas, construção e recuperação de pontes (em andamento no Banco do Pedro) e abertura e limpeza de valetas em todos os distritos.

Próximas estradas – De acordo com o cronograma da Gerência de Ações Regionais, as próximas estradas da Zona Rural de Ilhéus a serem beneficiadas são: Itariri, Valão, Assentamento Nova Vitória, Carobeira, Aritaguá, Sambaituba, Urucutuca, Campinhos, Lagoa Encantada, Retiro, Tibina, Ponta da Tulha, Maria Jape, Japu, Cerrado, Couto, Santo Antônio, Rio do Engenho, Santa Maria, Cururutinga, Búzios, Santaninha, Santana, Cascalheira, Rompedeira, Sapucaeira, Acuípe do Meio e Acuípe de Baixo.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...