quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ligações clandestinas na rede de drenagem estão sendo combatidas em Ilhéus


Além de provocar sérios problemas nas redes de drenagem, a ligação clandestina de esgotos também polui as praias, expondo os banhistas a contraírem doenças.

Até o final deste mês, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), irá notificar os moradores da Avenida Nossa Senhora Aparecida e Rua Portugal, no Bairro São Francisco, na zona sul da cidade, que fizeram ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem pluvial do município. De acordo com o superintendente da Sedur, Ednaldo Azevedo, este prazo está sendo concedido para que os infratores providenciem de imediato a construção de fossas residenciais, enquanto o Governo do Estado não realiza as obras de esgotamento sanitário já garantidas para todo aquele bairro, assim como para o Pontal, incluídas no PAC II.

Esclarece Ednaldo Azevedo que os bairros Nelson Costa e Hernani Sá possuem a rede de esgotamento sanitário, sendo de responsabilidade da Embasa a sua manutenção. Como no São Francisco ainda existe esta carência, muitos moradores, em vez de construírem fossas, se arriscam a realizar ligações clandestinas na rede de drenagem. “Só que para a drenagem, são utilizadas manilhas de concreto, e estas não suportam a agressão química causada pelo esgoto, o que provoca a deterioração das mesmas, causando sérios problemas, ainda mais por serem responsáveis pela contaminação das praias”, alertou o superintendente.

Por isso, foi adotada a medida de se iniciar o combate às ligações clandestinas, não só para evitar os danos causados na rede de drenagem, mas, principalmente, por se tratar de uma questão ambiental, pois os esgotos jogados nas águas do mar podem provocar hepatite, febre tifóide e diarréia. “Inicialmente, vamos retomar os serviços iniciados na Rua Portugal, por se tratar de um local muito movimentado e frequentado, e, a partir daí, iremos avançar gradualmente nos demais setores”, afirmou Ednaldo Azevedo.

Secretaria de Comunicação Social

Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...