quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dia D do Novembro Azul alerta para os perigos do diabetes e câncer de próstata



 O prefeito, Jabes Ribeiro, fez teste de glicemia no Dia D do Novembro Azul  - Ao lado de Celinha da Assoc dos Diabeticos, Vereador Ivo Evangelista, e da Presidente do NEPSI Srª Idalzina Rhem - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)


 
 Durante o evento realizado nesta quinta-feira, dia 14, na Praça Dom Eduardo, como uma das iniciativas para marcar a Campanha do Novembro Azul em Ilhéus, a Prefeitura Municipal ofereceu testes de glicemia e informações para a prevenção e combate às doenças, além de outros serviços de saúde e de assistência já oferecidos nos Mutirões da Cidadania.
 
A Praça Dom Eduardo (em frente à Catedral de São Sebastião), na Avenida Soares Lopes, foi palco nesta quinta-feira, dia 14, de um grande evento de saúde e cidadania, que contou com o trabalho de 95 profissionais. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o Dia D da campanha Novembro Azul, ofereceu atividades variadas de combate ao câncer de próstata para homens a partir dos 40 anos e de prevenção e controle do diabetes e diversos outros serviços do Mutirão da Cidadania.
 
Além da realização do Dia D, a Prefeitura de Ilhéus pintou provisoriamente o guarda corpo da ponte Lomanto Junior de azul, como um sinal de alerta para a população, e até o final do mês unidades de saúde estarão oferecendo serviços similares para o combate e prevenção do diabetes e do câncer de próstata. Presente no evento, o prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado do vereador Ivo Evangelista (PRB), conferiu o teor de açúcar no organismo e destacou a importância da prevenção. “Este evento chama a atenção sobre as problemáticas do câncer de próstata e do diabetes, mostrando, principalmente que as medidas preventivas são indispensáveis para controlar o desenvolvimento de doenças”, destacou o prefeito.
 
No evento, os cidadãos tiveram acesso a teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas nas áreas de nutrição, fisioterapia, oftalmologia, odontologia, além de vacinas, informações sobre DST/AIDS, oferecidas pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi) exames laboratoriais, e atividades físicas variadas. Ainda, a SDS levou para o Dia D, os serviços prestados nos Mutirões da Cidadania, já que nesta sexta-feira, dia 15, será feriado da Proclamação da República. Assim, a população também recebeu informações variadas sobre os programas Bolsa Família, Pronatec, Minha Casa, Minha Vida, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Balcão de Empregos e Conselho Tutelar.
O funcionário público Ubiracy Pereira Muniz, 44 anos, morador da Avenida Ubaitaba, destacou a importância dos homens fazerem o exame de toque retal, para se prevenir contra o câncer de próstata: “A melhor forma de combater o câncer de próstata é a prevenção”, alertou. Já dona Maria Francisca de Miranda, de 64 anos, que reside em Vila Nazaré, destacou que realizações como o Dia D do Novembro Azul são fundamentais para aproximar a comunidade dos serviços prestados pelo poder público municipal. “Fiquei muito feliz em ver a prefeitura oferecer tanta coisa boa para a gente. Coisas como essas têm que acontecer com maior frequência”, opinou a dona de casa, que se submeteu a um exame oftalmológico.
 
Superintendente técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Bittencourt lembra que, no mês passado, a campanha do Outubro Rosa concentrou uma série de ações voltadas para o público feminino no combate ao câncer de mama. “Agora, em novembro, as atividades são intensificadas visando o controle do diabetes, aliadas a ações diretamente vinculadas ao público masculino para a prevenção do câncer de próstata”, comentou.
 
Diabetes – A doença é caracterizada por uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. Os sintomas mais freqüentes são o cansaço extremo, náusea, aumento da quantidade de urina, sede além do normal, perda de peso, visão embaçada e infecções freqüentes. Há outros sintomas menos freqüentes e mais graves, como a dificuldade de curar cortes e machucados, impotência e coceira na pele (geralmente na virilha ou na área vaginal). 
 
Câncer de próstata - Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em frutas e verduras), sedentarismo e excesso de peso. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...